Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quinta-feira, 22 de maio de 2014

UFSM aprova o Enem como forma exclusiva de ingresso um dia antes do fim das inscrições

Cepe aprovou o Sisu como forma única de ingresso


Foto: Manuela Vasconcellos / Agência RBS

Em cinco horas de intensas discussões, dois temas polêmicos foram aprovados pela Universidade Federal de Santa Maria e entram para a história do Ensino Público Federal e da instituição de ensino de Santa Maria. O vestibular da UFSM, um dos maiores concursos do interior do Rio Grande do Sul, deixa de existir já a partir deste ano porque a instituição aderiu totalmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, metade das vagas ofertadas pela UFSM passa a ser destinada para cotistas. Todas essas resoluções foram aprovadas por integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

:: Qual sua opinião sobre a extinção do vestibular da UFSM?
:: Veja como é a seleção nas universidades públicas do RS
:: Fez as provas do Processo Seriado 1 ou 2 da UFSM? Veja como fica a situação dos candidatos após decisão de extinguir o vestibular
:: "Será um desastre", afirma prefeito de Santa Maria sobre extinção do vestibular da UFSM

Na reunião, que começou às 10h30min desta quinta-feira, foi tomada a primeira decisão: as vagas para cotistas na universidade aumentariam de 34% para 50% metade das vagas. No final da reunião, após uma longa discussão, foi a vez de bater o martelo sobre a segunda decisão: o fim do vestibular. A partir deste ano, o ingresso na UFSM será pelo Sisu, que utiliza a nota do Enem na classificação. A mudança de forma de ingresso na UFSM foi anunciada um dia antes do último dia de inscrições para o Enem.

— É uma mudança histórica e que nos coloca totalmente em alerta, mas estamos primando pela democratização ao acesso. É uma atitude muito corajosa. A Coperves segue com papel central de processo de seleção, atuando junto com as escolas de Ensino Médio — defendeu o reitor da UFSM, Paulo Burmann.

O que era para ter sido apenas mais um dia de aula, nos cursinhos preparatórios para o vestibular, se transformou em um dia agitado. Até a decisão da UFSM ser divulgada, ainda havia esperança de que a prova fosse marcada para janeiro. A nova data do vestibular seria um dos principais temas da reunião desta quinta. O vestibular voltar a ser realizado em janeiro, depois de dois anos feito em dezembro, era uma das expectativas dos alunos. Assim como a nova data, os cursinhos e escolas já se organizavam para a nova opção de redação do vestibular, que foi anunciado na semana passada.

— A notícia foi um impacto para todos nós, há pouco tempo tivemos notícias de mudanças na prova de redação, por exemplo, a gente esperava a decisão se o vestibular seria em janeiro. Alguns alunos não fariam o Enem, já que a UFSM acabou não utilizando parte da nota, mas agora vão ter que correr atrás. Os conteúdos não mudam muito, quem tá estudando deve continuar estudando — explica Liliane Jornada, professora de história de Ensino Médio e cursinho pré-vestibular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário