Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Livro sobre Agricultura Campesina na América Latina em eBook

Bonde.com.br - 16/01/2015

O livro Agriculturas campesinas en Latinoamerica: propuestas y desafios, produzido no âmbito do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, está disponível para download gratuito.

A publicação tem participação de professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do campus de Presidente Prudente.

Antonio Thomaz Júnior escreveu o artigo Movimiento territorial del trabajo en el campo y de la clase trabajadora, no qual aborda as mudanças que têm ocorrido no âmbito do trabalho no campo desde a década de 1980.

"O movimento de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de trabalho no Brasil, portanto, sua própria dinâmica geográfica, nos permite compreender a realidade das famílias trabalhadoras camponesas, dos incontáveis contingentes de trabalhadores e trabalhadoras saídos dos centros urbanos, que carregam formações e conteúdos socioculturais distintos, mas que especificam o conflito de classes e criam/constroem em seu interior os territórios de resistência", disse Thomas Júnior.

O pesquisador coordena o Projeto Temático "Mapeamento e análise do território do agro-hidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema - São Paulo - Brasil: relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental", apoiado pela FAPESP.

No artigo Cuando la agricultura familiar es campesina, Bernardo Mançano Fernandes destaca a importância estratégica da agricultura camponesa para garantir a soberania alimentar e analisa como a produção teórica no setor é influenciada e influencia as políticas de desenvolvimento territorial no campo.

O livro pode ser lido em: http://editorial.iaen.edu.ec/wp-content/uploads/2014/12/Agriculturas-campesinas-propuestas-y-desaf%C3%ADos-web.pdf.

(Redação Bonde/ Agência FAPESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário