Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



domingo, 10 de maio de 2015

Como surgiram as comemorações do Dia das Mães?

A data comemorativa remonta aos tempos da Grécia Antiga

O segundo domingo de maio é um dia de festa todos os anos para os brasileiros: as famílias se reúnem para comemorar o Dia das Mães, que já se tornou uma tradição no país. Mas você sabe como surgiu a comemoração dessa data tão especial?

Deusa Reia, a mãe de todos
os seres vivos na Grécia
Os historiadores encontraram ainda na Grécia Antiga os primeiros vestígios de comemoração do Dia das Mães, ligados às homenagens realizadas à deusa Reia, considerada a mãe comum de todos os seres vivos. Nessa data, os gregos ofereciam presentes e oferendas à deusa, agradecendo por tudo o que ela havia feito por eles. Na Roma Antiga, havia uma celebração muito semelhante, visto que os romanos também eram politeístas e possuíam uma religião semelhante à dos gregos. A festa romana durava três dias, entre 15 e 18 de março, e dava-se em homenagem à Cibele, mãe dos deuses.




Imagem
O "Domingo das Mães" 
foi instituído ainda no 
século XVII, na Inglaterra
No entanto, logo no início da expansão do cristianismo, a comemoração ganhou um caráter monoteísta cristão, passando a festejar as alegrias de Maria, mãe de Jesus. A celebração só passou a tomar a forma que tem hoje na Inglaterra por volta do século XVII, com o surgimento da festa do “Domingo das Mães”, quando os filhos entregavam presentes para suas mães durante as missas. Os filhos que viviam longe de casa ganhavam folga do trabalho para visitar suas mães, fazendo com que a data se tornasse um dia especial para elas encontrarem seus filhos e ganharem presentes.




Anna Jarvis foi a autora do projeto
que institucionalizou o Dia das Mães
 nos Estados Unidos
Em 1904, Anna Jarvis deu a ideia de criar uma data determinada para homenagear as mães nos Estados Unidos. Jarvis queria homenagear sua mãe, que havia sido um grande exemplo feminino na Guerra Civil Americana por prestar serviços comunitários. A data foi oficializada em 1914 pelo Congresso, e o Dia das Mães tornou-se uma festa nacional sob o mandato de Woodrow Wilson, fazendo com que vários países seguissem o exemplo. A data passou a ganhar um apelo comercial, o que desapontou Jarvis, que passou a lutar pelo restabelecimento do caráter de amor e solidariedade que a data deveria representar, liderando uma campanha contra comercialização do Dia das Mães, em 1923. No Brasil, a data foi determinada em 1932 por Getúlio Vargas.

Fonte: Clickideia

Nenhum comentário:

Postar um comentário