Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 22 de junho de 2015

"Por que Heloísa?", "Cuerdas" e "Assim como Você"


A história de Heloísa começou no livro e agora ganha movimento em um curta-metragem em animação. Também fazem parte desse projeto transmídia o documentário "Todos com Todos" e o audiobook, com narração da autora.

O projeto transmidiático "Por que Heloísa?" foi concebido com a intenção de gerar a reflexão coletiva. Como podemos mudar nossa forma de olhar as questões relacionadas à deficiência e à existência humana e colaborar, na prática, para tornar o mundo melhor para TODOS?

Blog: Por que Heloísa?
Para conhecer a página do projeto "Por que Heloísa?" no Facebook, clique aqui.


Cuerdas


Clique aqui para ver o curta
Cuerdas (cordas em português) é um curta metragem de animação 3D. Ele ganhou o prêmio Goya 2014 de melhor curta metragem de animação espanhol. Na sinopse, Maria, uma menina muito feliz e dócil fica feliz ao conhecer um novo amigo de sala. Porém, ele tem paralisia cerebral e não pode se locomover. Mas, Maria faz de tudo para que ele possa fazer parte da turma.




Após assistir os curtas Cordas e Por que Heloísa? e o documentário Assim como você, escreva suas considerações sobre estes vídeos nos comentários.

Identifique-se (nome da dupla e turma).

20 comentários:

  1. Assistindo esses curtas, vi o quanto é importante ter pessoas na sociedade que possam INCLUIR esses seres especiais, que por vezes e quase sempre precisam de uma atenção especial. No " Por que Helóisa ? " e " Cuerdas " mostra a dificuldade que os familiares deles enfrentam com a falta de acessibilidade para transportá - los. Já no " Assim como você " fala dos jovens com Síndrome de Down , que são incluídos e respeitados pelos seus colegas, e ainda mostra a realidade deles, o jeito que se comunicam e a convivência com os colegas de classe.

    Eduardo V. Schmitt - 203

    ResponderExcluir
  2. Acho bom esses filmes por que ccnsentiza muita gente
    Lucas b. Silveira

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom saber como as pessoas especiais querem ser tratadas ela não são pior que os normais ela não querem que tenhamos pena delas, mas sim que sejamos amigos colegas e que convidamos eles pra as atividades festas e coisas alunos: Felipe, João Otávio e Luciano Turma:204

    ResponderExcluir
  4. Por serem "diferentes", por vezes excluímos essas pessoas por achar que eles não conseguem fazer o que nós "normais" fazemos. Eles são aptos pra fazer as mesmas tarefas, claro que cada um vai encontrar suas dificuldades, mas inclui-los é fundamental!
    Gabriele Matos- 203

    ResponderExcluir
  5. "Assim como você": Achamos muito interessante esse vídeo, pois fazem as pessoas a se conscientizarem para não serem preconceituosas; "Por que Cuerdas": porque foi as cordas que uniram os dois; "Por que Heloísa": Porque mostra as dificuldades que a menina enfrenta no dia-a-dia.

    Nomes: Eduardo Aust e Gustavo Oliveira - 203

    ResponderExcluir
  6. Em "Por que Heloísa" e "Cuerdas" vimos a dificuldade que os familiares enfrentam e os diversos desafios do dia-a-dia, e integração dos colegas da sala de aula. No "Assim como você" fala dos jovens com Síndrome de Down, que são incluídos e respetados pelos colegas.

    Bruno Lançanova - 203

    ResponderExcluir
  7. Esses videos são muito interessantes por que falam de superação e convivência de pessoas especiais na sociedade, e que podem ser iguais a qualquer um. Mostram também que podemos nos acostumar com o jeito que são, ajuda-los e ser amigos deles. no video de ''por que Heloísa'' mostra que ela enfrentou muitas barreiras, foi a escola, os colegas se adaptaram com ela, mas no incio acharam sei jeito meio estranho, mas acabaram intendendo. o ''Cuerdas'' passou uma mensagem maravilhosa de que, tempos que aproveitar o máximo do hoje por que não sabemos o dia de amanhã. e mesmo o menino tendo paralisia,a menina ensinou muitas coisas pra ele,e o mais importante foi que a ''corda'' os uniu. o terceiro video foi o que mais gostamos por que fala de uma doença rara e a mais especial de todas, o down. convivemos ja com um colega com down e nós sentimos muito bem com isso, tratamos ele normalmente, mas as vezes tem coisas que temos que avisar pra ele que não se deve fazer. mesmo assim, isso é muito bom, tanto pro nosso, quanto pro desenvolvimento dele. esse tipo de criança, ou adolescente tem que serem incluídos na escola de qualquer maneira.


    Bruna e Isadora - 203

    ResponderExcluir
  8. Assistindo esses videos, notei o quanto as pessoas acham estranho uma criança ou adulto ter síndrome de down ou ser cadeirante e tratarem de um modo diferente, eu acho que todo mundo tem que ser tratado normalmente, Mas esses videos mostram outro lado da vida o quanto é difícil pra um cadeirante ter que subir degraus ou brincar com outras crianças, Por isso temos que tratá-los com calma e paciência que eles vão retribuir com um sorriso.

    Dieslei Correa - 202

    ResponderExcluir
  9. Ao ver esses curtas, observei no "Por que Helóisa?" que no primeiro momento os colegas estranham, acham diferente ter um colega especial mas com o passar do dias eles vão entendendo e ajudando. Os especiais precisam muito da nossa atenção, carinho, respeito, e acima de tudo eles são como a gente "pessoas" só que um grau de dificuldade mais baixo e algumas vezes levam mais tempo para realizar as tarefas. Por isso temos que ter paciência, calma com eles que vai dar tudo certo. E no "Cuerdas" e no primeiro curta também mostra a dificuldade das famílias para transportá- los, a falta de acessibilidade, falta de rampas para os portadores de deficiência. No curta "Assim como você" mostra o bom relacionamento e entendimento dos jovens com os colegas de classe, se respeitam bastante, cada um ajuda outro, e fazem muitas amizades, e relata a realidade deles, e aos poucos vão conseguindo fazer as coisas. É muito importante incluirmos estas pessoas na sociedade porque assim eles vão sentir mais acolhidos, felizes e cada vez mais vão aprendendo com nós, como nós também aprendemos com eles.
    Essas pessoas especiais dão uma lição na vida da gente porque apesar das grandes dificuldades, eles vão em frente e com força e garra alcançam o que querem, e na maioria das vezes nós "normais" deixamos de fazer coisas simples, mas que pra eles é uma grande diferença.
    Tailane Veiga - 203

    ResponderExcluir
  10. Incluir quer dizer fazer parte, inserir.Inclusão é o ato ou efeito de incluir.
    Assim, a inclusão social das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade. A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos isto porque nós seres humanos somos de natureza complexa, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo. Assim sendo, torna-se difícil terminar com a exclusão e mesmo existindo leis contra a mesma, não são leis que vão mudar, de um dia para o outro,e sim a mentalidade da sociedade assim como o seu preconceito. E vídeos como esses são extremamente importante para abrir a mente das pessoas quanto a inclusão social todos nós somos iguais cada um com suas diferenças que devem ser respeitadas.
    Thaís -201

    ResponderExcluir
  11. Assistindo esses videos achei muito interessante, no ''Por que Heloísa'' os colegas acham estranho ter uma colega diferente deles,mas o tempo vai passando e eles vão se tornando amigos dela e passam a ajuda-la.
    No ''Cuerdas'' mostra as dificuldades que os familiares deles tem para transportá-los por caura da falta de acessibilidade.
    Já no ''Assim como você'' mostra que jovens com Síndrome de Down , que são incluídos e respeitados pelos seus colegas.

    Igor Carvalho - 203

    ResponderExcluir
  12. Os vídeos que assistimos nos deixam o valor de nos conscientizarmos e respeitarmos as diferenças, pois os vídeos nos deixam uma grande lição que todos nós devemos tratar todo mundo normalmente.
    litiele,diogo -202

    ResponderExcluir
  13. Eu acho muito importante a inclusão das pessoas com necessidades especiais, pois o que só impede deles serem iguais a nós é a doença mas eles são seres humanos. Viva a inclusão. RICHARD GUTERRES
    TURMA:202

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito achei interessante, no "Por que Heloísa" que os colegas dela nunca tiveram uma colega diferente mas ela soube ser paciente e todos eles começaram a gostar dela e ser amiga dela.
    Adorei muito também do Síndrome de Down, que são respeitados pelos amigos e colegas eles não são igual a nos mas fazem as mesma coisa que nos.

    Nome: Quetlen da Rosa Fagundes Turma: 202

    ResponderExcluir
  15. Ambos os curtas demonstram a importância da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, principalmente no meio escolar. São filmes interessantes, bons de trabalhar em sala de aula.
    Ana Luisa S., Igor C
    Turma 201

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou especialista sobre o assunto inclusão,Na verdade arrecem comecei a ter uma ideia mais certa do que realmente é.Eu achei muito interessante os videos,Acho que devemos principalmente continuar aprendendo sobre este assunto,Pois todos somos diferentes e é isso que nós torna especial.

    Ana Paula Gonçalves - 201

    ResponderExcluir
  17. Assistindo os videos, achei muito interessante, porque nos conscientiza e ajuda a conviver melhor com as pessoas, vendo os vídeos percebi o quanto as pessoas acham estranho uma criança ou adulto ter síndrome de down ou ser cadeirante e tratarem de um modo diferente, temos que tratar-los como se fossem igual a nós, porque eles são. A culpa de todo esse pre-conceito e dos ''NORMAIS''. Estão todos de parabéns pelos vídeos!
    Eric, Bruno e Charleston. 201

    ResponderExcluir
  18. Entendemos bem a situação pois na nossa turma 201 temos um exemplo a nossa colega Clarisse que sofreu um acidente e ficou com necessidades especias e hoje é um exemplo de vida pela sua superação por tudo que ela passou By: Caroline, Karoline e Rodrigo F. turma:201

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante. São pessoas especiais que precisam muito de carinho, respeito e compreensão, eles são pessoas como nós mas com mais dificuldades e podem demorar para entender as coisas. Por isso devemos tratá-los igualmente.
    - Alana Caroline Prates 204

    ResponderExcluir
  20. Os vídeos nos serviram para mostrar não mais do que já sabemos, ou que a maioria já sabe, que as pessoas que sofrem de síndrome de down, precisam de atenção, compreensão, e principalmente, o respeito de todos nós. Pessoas com síndrome de down, tem os mesmos direitos e necessidades que todo mundo tem. Devem ser tratados iguais à todo mundo!

    Franciele&Maiara - 202
    Franciele&Maiara 202

    ResponderExcluir