Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Sete razões para ler mais


04.09.2014

Ler tem uma série de vantagens que você deve descobrir já

Para aqueles que não acham graça a leitura, deixamos algumas boas razões para mudarem de opinião.

Alguns livros do curso até podem ser realmente chatos - sobretudo quando a disciplina não é do seu agrado -, mas não avalie todos pela mesma bitola. Mesmo que passe os dias com a cabeça enfiada nos livros de Contabilidade Financeira I, Fundamentos de Direito Público ou Sociologia da Comunicação não é o mesmo do que ler um bom romance ou uma biografia. As vantagens de transformar a leitura num hábito diário são mais do que muitas. Conheça algumas das mais importantes que foram enumeradas pelo "Universia".

AGILIZA O CÉREBRO
O cérebro precisa de exercício para funcionar a 100% e a leitura é um dos melhores para o manter ativo e ágil.

AUMENTA O CONHECIMENTO
Tudo aquilo que lê, é catalogado pelo cérebro como 'novas informações'. E mesmo quando não lhe parecem muito relevantes, é provável que em algum momento da vida elas se tornem úteis - numa entrevista de emprego, num debate na faculdade ou simplesmente para quebrar o gelo num momento mais tenso.

EXERCITA A MEMÓRIA
Enquanto lê um livro não se pode esquecer das personagens, dos contextos em que cada uma se move, da trama. E enquanto o faz naturalmente e sem esforço, está a exercitar a sua memória. Quanto mais informação apreende e retém mais facilmente consegue recorda os acontecimentos do dia-a-dia.

ALARGA O VOCABULÁRIO
Esta é uma das razões porque os professores e os seus pais sempre insistiram para que lesse mais. A leitura coloca-o em contacto com novas palavras a todo o momento, e o seu cérebro registra-as imediatamente. Alargar o seu léxico é fundamental para melhorar a forma como comunica, ajudando-o a exprimir melhor as suas ideias e a conseguir melhores notas nos trabalhos. 

DESENVOLVE O PENSAMENTO CRÍTICO
Quando consegue desvendar o mistério antes de o escritor o oferecer de bandeja no final do livro é um sinal de que tem um pensamento ágil e crítico. Este talento é mais facilmente desenvolvido através da leitura, porque quanto mais lê, mais estimula a capacidade de estabelecer conexões.
  
REDUZ O STRESSE
Ao desviar o foco dos seus problemas, embrenhando-se numa história diferente da sua, reduz o nível de estresse. Um bom livro ajuda-o a abstrair-se e, por vezes, até a olhar a sua realidade sob uma perspectiva mais positiva e estimulante.

MELHORA A CONCENTRAÇÃO 
A leitura pode ser uma das poucas alturas do dia em que consegue abstrair-se do que se passa à sua volta e mergulhar a fundo na história. E o fato de se conseguir concentrar enquanto a lê vai ajudá-lo a melhorar o nível de concentração em outras situações, como quando precisa finalizar um projeto precisamente no dia em que o seu companheiro de casa convidou os amigos para celebrar o aniversário.

Fonte: Expresso


Nenhum comentário:

Postar um comentário