Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

4 motivos para nunca abandonar a leitura

Universia - 04/08/2015

Muitas pessoas queixam-se de não terem tempo para colocar a leitura em dia, devido à grande quantidade de tarefas acumuladas durante a semana, que acabam deixando a agenda lotada. Muitas vezes, separar um momento para ler pode parecer quase impossível, mesmo que seja apenas uma vez por semana.

Entretanto, os livros não devem ser deixados de lado, pois possibilitam um aprendizado constante, ampliando o repertório cultural e possibilitando uma nova visão de mundo. Por sorte, existem diversas formas de adaptar a rotina para conseguir ler com mais frequência mesmo estando sem tempo, embora muitas vezes essa adaptação não seja tão simples.

Separamos a seguir 4 motivos para convencê-lo a nunca abandonar a leitura. Confira:

1 - Conhecimento
Os livros têm a capacidade de ampliar o repertório cultural fazendo com que você tenha acesso a diversas áreas do conhecimento ao longo de uma só leitura. Em geral, pessoas que leem frequentemente possuem assuntos abrangentes e têm mais chance de obterem um bom desempenho em provas mais extensas como os vestibulares, por exemplo.

2 - Pensamento crítico
É muito provável que você desenvolva uma reflexão crítica sobre as principais temáticas que podem aparecer durante a leitura. Os livros podem mudar a visão de mundo do leitor fazendo com que ele enxergue muitos assuntos com uma perspectiva diferente.

3 - Ampliar o vocabulário
Ler é uma ótima forma de estimular a atividade mental já que, além de ampliar o vocabulário, desenvolve as habilidades de escrita e aumenta a capacidade de interpretar textos. Além de ser um ótimo exercício para manter o cérebro ativo, a leitura é capaz de despertar a criatividade e a imaginação no leitor, estimulando o seu pensamento inovador, de forma que ele sempre tenha novas ideias.

4 - Alívio do estresse
A leitura pode diminuir os sintomas de estresse acumulados ao longo de uma semana intensa de trabalho ou de estudos. Além disso, ler um pouco antes de dormir pode ajudá-lo a pegar no sono mais facilmente, fazendo com que você acorde mais disposto no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário