Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vou-me embora pra Pasárgada

Desafiei os estudantes do 3º ano do Ensino Médio a criarem as suas Pasárgadas após trabalharem com o texto de Manoel Bandeira.

Como seria a sua Pasárgada? Eis os resultados:

O lugar da calmaria

Em meio a um jardim, tudo acontece
acontece coisas que me fazem sorrir, me sentir feliz e tirar o meu estresse.
Rosas de todas as cores nascem lá, crescem e florescem
Fazendo um espetáculo de flores e paisagens, para aqueles que chegam e permanecem.
O lindo jardim acolhe maravilhosas bailarinas
que não se cansam de dançar.
Ao centro dele, uma casa, rodeada de rosas vermelhas,
onde eu gostaria de morar e teria as bailarinas para me acompanhar sempre que eu precisar.
Um lugar de calmaria, tranquilidade e acolhedor
Onde apenas pessoas boas podem visitar.
Aos que chegam nessa pasárgada, um banquete a esperar
doces de todos os tipos, como eu gostaria de apreciar.
Aos que chegam, e aos que saem, renovados e de alma limpa ficam.
Lugar onde todos os problemas somem
e as alegrias permanecem e habitam.
Eu escolheria quem entraria
as pessoas que me agradam e me deixam com aquela paz e calmaria
quem eu posso confiar, no meio de tantos que tenho a desconfiar.

Bruna Vargas - 301

Fecho meus olhos e vejo este lugar, sinto que só lá serei mais feliz.
Quando não estivesse nos meus melhores dias, gostaria de ir pra algum lugar, aquele lugar que só encontro nos meus sonhos. Um castelo, alto e firme, um lago com vários peixinhos dentro, muitas flores, rosas vermelhas, as minhas preferidas e pássaros a cantar... Só não se engane, não desejo um conto de fadas, na verdade, prefiro o gênero terror.
Nesse imenso castelo, não existe lugar pra tristeza, é pra lá onde quero levar meus amigos e minha família, vamos dançar até doer os pés, beber vinho, fazer guerra de travesseiro e depois ver filmes (de terror) até o sol nascer.
Quando sozinha, quero subir no morro, nadar sem roupas, pular na cama elástica sem ser julgada pela idade, ver o pôr do sol, balançar na rede, escrever histórias, cantar bem alto.
No meu castelo tem uma biblioteca com os meus livros preferidos e não são poucos. No meu castelo só há espaço pra felicidade, pro amor, pra amizade, pra qualquer sentimento que seja bom, ainda quero ter esse castelo, mas só o - encontro quando deito, fecho os olhos e Zzz, durmo.

Geandra Mello - 301


Pasárgada


Minha Pasárgada seria simplesmente vivida em um lugar indiscutivelmente incrível. Talvez nas grandes e mais famosas cidades dos Estados Unidos, ou talvez na Europa, aventurando-se nos países da Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Portugal... São tantos lugares surpreendentes, que se torna difícil escolher apenas um rumo.

Tenho certeza que eu seria profundamente feliz se escolhesse qualquer um desses lugares, desde que soubesse aproveitar cada oportunidade que surgisse. Minha vida seria inesquecível se todos esses sonhos se tornassem realidade, mas para que eu conseguisse aproveitar da forma mais plena possível, deveria principalmente ter saúde, amor e muita tranquilidade.

Portanto, cada um tem a capacidade de imaginar sua própria Pasárgada, basta apenas sonhar e ser persistente naquilo que um dia almeja realizar. É sonhando e imaginando que algo que muito queremos possa realmente se concretizar.

Gustavo Oliveira - 301

Em breve publicaremos outras Pasárgadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário