Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



LEITURA

Sei que desenvolvendo o hábito da leitura na vida dos meus alunos posso dar a eles algo que jamais será tirado e que acrescentará e transformará sua caminhada.

Prof. Denise Miletto


Que livro vou ler?
Ler não é apenas pensar o ato de decodificação da palavra escrita. Na verdade, a leitura precede a escrita e pressupõe uma finalidade, um objetivo, um propósito... O ato de ler deveria acontecer numa relação dialógica entre autor e leitor.



A leitura caracteriza-se como um processo que possibilita a participação do homem na vida em sociedade, em termos de compreensão do presente e passado e em termos de possibilidades de transformação sócio-cultural futura. E por ser um instrumento de aquisição, transformação e produção de conhecimento levanta-se como um trabalho de combate à alienação, capaz de facilitar às pessoas e aos grupos sociais a realização das diferentes dimensões da vida.

Assista:

Ler devia ser proibido







No blog Leitura 100 - http://leitura100.blogspot.com/ - você encontra indicações de leituras de alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio do IEESF. Opiniões





 
"Os bons livros exigem bastante de nós, mas a recompensa é enorme. Eles nos proporcionam ensinamentos sobre o mundo e sobre nós mesmos. Eles não só nos tornam instruídos mas também sábios, pois nos ensinam sobre a vida, suas verdades e seus problemas." (Eli Rosendo dos Santos)



"A leitura me ajudou a interpretar o mundo interno, o do coração que estimulou o entendimento do mundo externo, o da razão." (Nara Brasco Pampanelli)



"Ler é viajar pelo mundo. É conhecer outros povos, outras terras, outras culturas. É conhecer também seu mundo interior, identificando emoções e sentimentos. É tornar-se sensível e criativo." (Mery Weiss)



"A leitura é um mundo repleto de informações e emoções que estimulam e indicam novos caminhos na imensidão das palavras e das idéias contidas na imaginação de cada leitor."(Margareth Sudbrack Lehmen)



"Lendo bastante desenvolvemos nossa capacidade criativa, além de conhecermos melhor o mundo que nos cerca."



"A sensibilidade, o espírito crítico e a curiosidade são potencialidades humanas que podem ser desenvolvidas através do ato de ler. Por isso, as atividades de leitura, em resumo, preparam o aluno para o exercício da vida." (Ana Maria Vieira Lopes)

"É na leitura que encontramos, mais e melhor do que em qualquer outro lugar, a concretização dos nossos sentimentos. Tudo o que é inerente ao ser humano já foi escrito, porque há séculos o ser humano usa a narração de histórias como meio de narrar sua própria vida, em busca de uma identificação universal. As emoções, as vivências estão ali postas em palavras, concretizadas na escrita." (Julieta Rímini)

Hábito da Leitura

Leitura é, antes de tudo, um hábito que formamos.
Muitas vezes deixamos de lado este hábito e perdemos o contato com a leitura, lemos por obrigação algumas coisas.
Leitura é prazer.
Trocamos facilmente este prazer por outros, como a televisão e a Internet que estão demais presentes em nosso dia-a-dia, diminuindo ainda mais o tempo que poderia ser dedicado à leitura.
Para que este hábito prazeroso retorne a nossa vida diária começaremos com 15 minutos.
Nada impede, que esses minutos se alonguem cada vez mais.



Este adesivo servirá para lembrar você disto.

 (O aluno recebe o adesivo para lembrá-lo, inicia com 15 minutos diários e vai ampliando o tempo até que o hábito retorne ao seu cotidiano.)



No blog Leitura 100 -  http://leitura100.blogspot.com/ - você encontra indicações de leituras de alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio do IEESF.