Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



domingo, 13 de novembro de 2011

Opinião

Após a leitura do 5º livro, comente como foi o trabalho com leitura durante o ano de 2011 e o resultado.
No blog http://leitura100.blogspot.com/ encontram-se alguns comentários sobre as leitura realizadas.

O trabalho de leitura uma experiência muito boa, porque nós vamos aos poucos lendo cada vez mais e mais, e nos ajuda a nos expressar cada vez melhor.
Carine Aires - 202

Tivemos que ler vários livros durante esse ano, isso fez com que a gente pegasse o hábito da leitura, ou pelo menos nos incentivou a isso.

Eric Gindri - 202

Foi muito bom ler livros durante este ano, alguns ficaram na memória e me ensinaram que nunca é tarde para viver a vida e realizar seus sonhos.

Angélica Bernardi -202


Eu não gostava de ler, mas em 2011, estou me interessando mais pela leitura.
Adriana Pereira - 203


A leitura para mim nesse ano foi ótima eu aprendi a gostar de ler, porque o ano passado não gostava muito, mas agora eu vejo um livro de romance e já fico louca para ler.
Maura - 202


A leitura esse ano esteve ainda mais presente em mim, é necessário ler para ter um bom desenvolvimento escolar, e também para a vida.
Vitor Oliveira - 201


Eu achei a proposta de leitura durante o ano bem interessante, porque fez eu reservar um tempo para ler.
Iago Fernando Cariolato - 202

Eu acho que a leitura de livros no ano foi muito interessante, pois obtive novos conhecimentos sem contar que o prazer da leitura nos leva para outro mundo, o mundo da imaginação.
Alisson Brum - 202


Gostei do trabalho de leitura esse ano, pois desperta o nosso hábito de leitura além de adquirirmos conhecimento.
Luana M. Venzon - 201


Apesar deste ano ser muito puxado, consegui adaptar no meu dia-a-dia a leitura como um hábito. Além de nos trazer conhecimento é um exercício para a mente.
Ana Luiza Tadielo - 201


A leitura é essencial porque aprendemos novas palavras e aumentando nosso conhecimento.
Sabrina Masteloto - 203



Gostei do trabalho de leitura, pois nos incentiva a ler mais e com isso podemos ter mais conhecimentos e aprender a ter gosto pela leitura
Raquel - 202


O trabalho desse ano foi muito bom, trabalhar com leitura. Eu mesma não gostava muito de ler e agora eu já estou gostando mais, o resultado foi muito bom.
Bruna Pilar - 202


Em 2011, eu li pouco, mas mais do que em 2010 em que eu não li NADA. Preciso ler mais.
Amállia Brandolff - 203


Foi uma boa oportunidade para desenvolver a leitura entre os alunos, pois muitos deles não cultivam este hábito.
Guilherme Pazini - 202


Gostei muito de ter lido este ano, estou quase acabando todos os livros desta trilogia, então quero muito continuar lendo sempre.
Érica Gonçalves de Vargas - 201


As leituras de 2011 foram muito boas, mas não fiz todas as leituras do ano.
Ilson Gindri - 201


Os trabalhos de leitura incentivaram cada um a ter vontade de entender mais o lado literário.
Cídia Severo - 201


A leitura nesse ano de 2011 pra mim foi muito boa, pois conheci várias histórias, desenvolvi minha imaginação, e além disso me ajudou a ter um bom vocabulário. Enfim gosto muito de ler, sempre que posso leio.
Daiely Heman - 201


Gostei sempre de leitura, ela nos faz imaginar as situações descritas, o que nos faz querer conhecer novas histórias. E com a leitura aprendemos a nos expressarmos melhor tanto na fala quanto na escrita.
Larissa - 201


Foi muito boa à passagem dos livros nesse ano na minha vida porque eu aprendi a me expressar melhor e também melhorei um pouco a escrita.
Bruna Medeiros - 202


Com a leitura aprendi várias coisas novas, inclusive escrever melhor e saber o significado de palavras que eu não conhecia.
Amanda Maier - 201


Através da leitura aprendi a falar e escrever melhor.
Tainara Guimarães - 201


A leitura me ajudou a escrever melhor.
Clarize Trombini - 202


A leitura me ajudou a escrever melhor.
Daisi Lamberty - 202


A leitura é muito importante para escrever melhor e adquirir conhecimento.
Suelen Ribeiro - 202


Durante o ano eu achei legal o trabalho de leitura, por que fez eu pensar mais na leitura que até então não fazia parte da minha vida e que agora faz.
Alice Parise - 202


A leitura me ajudou a melhor a minha escrita, muito bom o trabalho.
Diego de Lima Merques - 202


Esse ano como todos foi muito corrido, mas sempre procurei deixar um tempo somente para leitura, como um grande conhecimento que acabo adquirindo na minha vida.
Tamiris Pereira - 202


A leitura este ano foi boa porque quando não tinha o que fazer pegava o livro e ia até um lugar sossegado para ler e ajudou a escrever melhor.
Elisa Fogliato - 202


Acho que o trabalho deste ano com a leitura foi muito bom, tive chance de ler ótimos livros como esse, e aprender muito com eles.
Luize de Amaral - 202


O trabalho de leitura durante o ano foi bom, pois foram vários conhecimentos adquiridos e leitura é sempre bom (:
Almiro Mattos - 202


A leitura esse ano, mudou muito a minha vida, porque eu nunca tinha lido como eu li esse ano, isso ajudou muito a melhorar o meu aprendizado.
Vitor Sarmento - 201


A leitura para mim foi muito interessante este ano, pois não somente li várias obras importantes na literatura, como a interpretação foi feita de maneira correta, então, digamos que foi muito proveitosa.
Iury C. Frescura - 201


O trabalho de leitura desenvolvido, durante o ano, foi interessante e eu gostei bastante, pois comecei a escolher melhor os livros e ter mais vontade de ler e saber o final das histórias.
E, inclusive, consertei a capa de um livro que estava destruída!
Alice Pereira - 201


Eu apesar de não gostar mesmo de ler, acho muito interessante praticar a leitura, para o aprendizado, conhecer mais direito as palavras, e sem dizer as histórias que cada livro traz que parece que quem está lendo entra na história junto e vive aquela emoção.
Alana Lanes de Almeida - 201


O ano de 2011 foi bastante puxado, mas apesar disso gostei de ter lido, principalmente pelo conhecimento que eu adquiri.
Tais Lemes - 201


Aprendi escrever melhor as palavras e falar melhor e comecei me interessar pela leitura.
Janaína Cogo - 203


O trabalho com a leitura foi bem legal e é bom que incentiva muito mais a leitura e cada vez mais estou lendo.
Bruna Martins - 203


O trabalho de leitura de 2011 foi muito bom, eu não era acostumado a ler livros, agora que eu comecei entendo mais.
João Vitor Minussi -203


Foi bem legal meu trabalho com a leitura esse ano esse ano eu li bem mais que o ano passado até minhas notas melhoraram.
Thaís J. Gonçalves Vargas - 203


O trabalho de leitura durante o ano de 2011 foi bom e com certeza dará somente ótimos resultados, pois a leitura é um ótimo caminho para outros mundos.
Liandra Gottfried - 203


Em 2011, este é o quinto livro que eu leio, e não acho que tenha sido perda de tempo, pelo contrário, me ajudou muito na matéria de português, principalmente em redações.
Eduardo B. Gonçalves - 203


A leitura é essencial porque aprendemos novas palavras e aumentando nosso conhecimento.
Yuri Minhos - 203


Resultado da leitura em 2011: Bom gostei muito, li alguns livros muito bons que me identifiquei, não sei se foi por isso que mudei meu modo de pensar, mas curti muito ler este ano....
Renata dos Anjos - 203


O trabalho com a leitura, durante 2011, foi muito bom para eu desenvolver a leitura.
Douglas Lamberti - 203


Eu gostei de ter lido uns livros pra literatura e gostei muito desse livro.
Eduardo Silveira Ravalha - 204


Para mim a leitura foi muito importante pois aprendi muitas coisas lendo os livros, por isso recomendo que todos tenham o hábito de ler livro é muito importante ler. Descobrimos lugares maravilhosos entramos em romances.
Patricia - 204


Gostei muito de ler este livro, o assunto é interessante e eu gosto dos livros de José de Alencar. Indicado pela minha mãe.
Caroline Machado - 204


Durante esse ano lemos 5 livros e pra mim me ajudou muito não só melhorou meu português um pouquinho, mas também me ajudou a me comunicar, já peguei o hábito de ler.
Débora Marques - 204


O trabalho de leitura no ano de 2011 me ajudou bastante, porque eu não gostava muito de ler, mas esse ano, peguei gosto pela leitura. Li bastantes livros.
Tainá Trombini - 204


No decorrer do ano achei bom o trabalho com leitura, pois assim consegui ler livros e gostei.
Alessandra Gonçalves - 204


A leitura me ajudou a escrever melhor e a imaginar histórias diferentes, foi muito bom mesmo.
Jarine Diceti - 204

domingo, 6 de novembro de 2011

O dono do livro

O dono do Livro - Martha Medeiros
ZH-06/11/2011

Li outro dia um fato real narrado pelo escritor moçambicano Mia Couto. Ele disse que certa vez chegou em casa no fim do dia, já havia anoitecido, quando um garoto humilde de 16 anos o esperava sentado no muro. O garoto estava com um dos braços para trás, o que perturbou o escritor, que imaginou que pudesse ser assaltado.

Mas logo o menino mostrou o que tinha em mãos: um livro do próprio Mia Couto. Esse livro é seu? perguntou o menino. Sim, respondeu o escritor. Vim devolver. O garoto explicou que horas antes estava na rua quando viu uma moça com aquele livro nas mãos, cuja capa trazia a foto do autor.

O garoto reconheceu Mia Couto pelas fotos que já havia visto em jornais. Então perguntou para a moça: Esse livro é do Mia Couto?. Ela respondeu: É. E o garoto mais que ligeiro tirou o livro das mãos dela e correu para a casa do escritor para fazer a boa ação de devolver a obra ao verdadeiro dono.

Uma história assim pode acontecer em qualquer país habitado por pessoas que ainda não estejam familiarizadas com os livros – aqui no Brasil, inclusive. De quem é o livro? A resposta não é a mesma de quando se pergunta: “Quem escreveu o livro?”.

O autor é quem escreve, mas o livro é de quem lê, e isso de uma forma muito mais abrangente do que o conceito de propriedade privada – comprei, é meu. O livro é de quem lê mesmo quando foi retirado de uma biblioteca, mesmo que seja emprestado, mesmo que tenha sido encontrado num banco de praça.

O livro é de quem tem acesso às suas páginas e através delas consegue imaginar os personagens, os cenários, a voz e o jeito com que se movimentam. São do leitor as sensações provocadas, a tristeza, a euforia, o medo, o espanto, tudo o que é transmitido pelo autor, mas que reflete em quem lê de uma forma muito pessoal. É do leitor o prazer. É do leitor a identificação. É do leitor o aprendizado. É do leitor o livro.

Dias atrás gravei um comercial de rádio em prol do Instituto Estadual do Livro em que falo aos leitores exatamente isso: os meus livros são os seus livros. E são, de fato. Não existe livro sem leitor. Não existe. É um objeto fantasma que não serve pra nada.

Aquele garoto de Moçambique não vê assim. Para ele, o livro é de quem traz o nome estampado na capa, como se isso sinalizasse o direito de posse. Não tem ideia de como se dá o processo todo, possivelmente nunca entrou numa livraria, nem sabe o que é tiragem.
Mas, em seu desengano, teve a gentileza de tentar colocar as coisas em seu devido lugar, mesmo que para isso tenha roubado o livro de uma garota sem perceber.

Ela era a dona do livro. E deve ter ficado estupefata. Um fã do Mia Couto afanou seu exemplar. Não levou o celular, a carteira, só quis o livro. Um danado de um amante da literatura, deve ter pensado ela. Assim são as histórias escritas também pela vida, interpretadas a seu modo por cada dono.