Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



SALA de AULA


Sala de Aula - Nosso laboratório de produções:

Aula 23/04/2014


Amor I Love You
 Marisa Monte


Deixa eu dizer que te amo

Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Hoje contei pras paredes

Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão

É um espelho sem razão

Quer amor, fique aqui

Deixa eu dizer que te amo

Deixa eu gostar de você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver

Hoje contei pras paredes

Coisas do meu coração
Passei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão

É o espelho sem razão

Quer amor, fique aqui

Meu peito agora dispara

Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui

Amor I Love You

Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
"...tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!

Amor I Love You

Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Amor I Love You
Velha Infância

                     Tribalistas 


Você é assim: 
Um sonho pra mim 
E quando eu não te vejo, 
Eu penso em você 
Desde o amanhecer 
Até quando eu me deito. 
Eu gosto de você 
E gosto de ficar com você. 
Meu riso é tão feliz contigo. 
O meu melhor amigo é o meu amor. 
E a gente canta 
E a gente dança 
E a gente não se cansa 
De ser criança. 
A gente brinca 
Na nossa velha infância. 
Seus olhos, meu clarão, 
Me guiam dentro da escuridão. 
Seus pés me abrem o caminho; 
Eu sigo e nunca me sinto só. 
Você é assim: 
Um sonho pra mim; 
Quero te encher de beijos. 
Eu penso em você 
Desde o amanhecer 
Até quando eu me deito. 
Eu gosto de você 
E gosto de ficar com você. 
Meu riso é tão feliz contigo... 
O meu melhor amigo é o meu amor. 
E a gente canta 
E a gente dançar 
E a gente não se cansa 
De ser criança. 
A gente brinca 
Na nossa velha infância. 
Seus olhos, meu clarão, 
Me guiam dentro da escuridão. 
Seus pés me abrem um caminho; 
Eu sigo e nunca me sinto só. 
Você é assim: Um sonho pra mim. 
Você é assim... 
Você é assim: um sonho pra mim. 
Você é assim... 


Observe as características do romantismo, identifique-as nas letras das músicas "Amor I love you" de Marisa Monte e "Velha Infância" - Tribalistas e comente-as. ( Aula 23/04/2014)




Vídeo clip -  Amor I love you (Marisa Monte)





Vídeo clip - Velha Infância - (Marisa Monte- Tribalistas)


============================================


Neste dia os alunos trabalharam o assunto leitura produzindo reportagens, entrevistas, charges, poemas, desenhos e para registrar tudo fotos e vídeos.

A dinâmica é a seguinte:

A turma é dividida em seis grupos que recebem envelopes diferentes com a tarefa que eles tem que realizar: 

Envelope 1 - Equipe dos Jornalistas - Produzirá uma reportagem falando sobre o trabalho de leitura realizado em sala de aula

Envelope 2 - Equipe dos Chargistas - O grupo fará uma charge sobre leitura.

Envelope 3 - Equipe dos Artistas - Esta equipe produzirá uma encenação, um dramatização envolvendo o tema leitura.

Envelope 4 - Equipe dos Compositores - Produzirá um poema, letra de música, paródia sobre o tema leitura.


Envelope 5 - Equipe dos Arteiros-  Mostrar a importância da leitura através de desenho, cartaz ou outra arte.

Envelope 6 - Equipe dos Produtores - Documentará todo o trabalho através de fotos e vídeos para posteriormente encerrar o trabalho. 

Desenho - Equipe Artista -Turma 201




Charge - Equipe Chargista -Turma 201
Reportagem

Incentivo à Leitura
A professora Denise Miletto vem incentivando os alunos das turmas do 2º ano do Ensino Médio a terem gosto e desenvolverem o hábito de leitura.
Ela traz uma proposta para os alunos que é a seguinte, cada aluno deve ler seis livros durante todo o ano letivo sendo um livro durante o primeiro trimestre, dois livros no segundo e três livros durante o terceiro trimestre. A professora divide a turma em três grupos, o primeiro faz um resumo do livro destacando o que acha de mais importante, dando sua opinião, o segundo grupo posta o resumo, comentários e opiniões do livro que leu no blog ''Leitura 100'' e o outro grupo apresenta sua história frente à turma, utilizando o microfone.
Trabalhos dinâmicos como este, vêm incentivando os alunos a lerem cada vez mais!

Opinião dos alunos:

Achei meio complicado no início, pois essa técnica é nova, e não era acostumada a usar o microfone. O interessante disso é que os alunos vão perdendo a timidez e apresentando com mais clareza os seus resumos. Os alunos só têm a evoluir com essas novas aulas, eu gostei bastante apesar da timidez. (Giulia Sampaio – 201)

Uma forma diferenciada de fazer trabalhos, assim aproveita e reforça a leitura e imaginação. Chama mais atenção aos alunos, mais interesse para não falar errado ou não fazer feio. E assim é aproveitado para nos preparar para alguma ocasião especial. Tipo eu usei o microfone no dia das mães que eu fiz uma homenagem para a mãe, e já falei em rádio também. Uma forma muito bem aproveitada de reforçar a leitura e de dar aulas. Parabéns à professora. (Kamylle Carvalho - 201)

Eu gosto de ouvir os meus colegas falando no microfone, mas sou muito tímida e não gosto muito de falar em público. Estou trabalhando para conseguir quebrar a minha timidez, acho muito bom esta liberdade de expressão que temos aqui, adoro escutar as histórias contadas por outras pessoas. (Veridiana Soares -202)

Achei muito legal, muito curioso, é bom saber falar em público o pessoal foi muito bem. Vergonha sempre tem no começo, mas depois acaba se soltando, como aconteceu com os colegas, isso é muito bom. Os livros apresentados foram muito bons, foram bem explicados. É melhor apresentar utilizando o microfone que dá pra entender melhor, do que escrito, assim resume um pouco mais. E até fica na memória depois que leu aquele livro. (Gabrielli Oliveira- 202)

Esse trabalho de  Literatura é muito legal, cada vez mais eu gosto de ler, mas sou um pouco chata para escolher o livro e às vezes tenho preguiça de ler. (Ângela Nadine Corrêa Contessa - 203)

A leitura é a base do conhecimento! Com a leitura aprendemos novas palavras, novos pensamentos, formas de aprendizagem. Com o trabalho que a Profª Denise fez e faz com a 203 é uma nova forma de interagir com novos colegas, perdendo a vergonha, medo de estar em público, e sem sombra de dúvida a turma se uniu muito mais. (Andiara Soares e Luize Amaral - 203)

Essa foi a segunda vez que falei no microfone, ainda não perdi minha vergonha. Não gosto de falar no microfone, mas isso vai ser bom, pois vou superar minha vergonha pouco a pouco. (Luciane Bertolazzi - 204)

Pra mim foi meio difícil no começo porque é bem difícil falar em público ainda mais no microfone que a voz fica distorcida, mas gostei muito da experiência e no fim pude perceber que não é muito difícil, espero que se repitam mais vezes. (Marla Lima - 204)

Eu sempre tive o hábito de ler, sempre ganhei muitos livros e gosto muito de ler nas horas vagas, este trabalho é muito importante, acho que a leitura faz muito bem para nós e aconselho quem não ter o hábito de ler começar a se interessar, pois é um exercício ótimo e prazeroso. (Alda Julia Elesbão -204)

Equipe Jornalista: Gabrielli Oliveira, Matheus Guimarães, Jéssica Corteze, Marina de Paula e Rosângela - 202


Equipe Jornalista -Turma 201 - Registro da Equipe de Produtores
Equipe de Produtores - Turma 201















Nenhum comentário:

Postar um comentário