Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Soltar livros pelo mundo

Liberte livros você também!


A ideia está se espalhando entre membros da Comunidade Virtual. Depois que a equipe da Olimpíada de Língua Portuguesa promoveu uma ação coletiva de “libertação” de livros, muitos membros resolveram aderir ao movimento Bookcrossing – “a Biblioteca do Mundo” - e já estão cadastrando livros na página do projeto (www.bookcrossing.com) para libertá-los em suas cidades e regiões. Ao fazer o cadastro, o livro recebe duas etiquetas com um número de identificação e com o endereço do site (para imprimir etiquetas em português para o livro que pretende libertar, clique http://www.bookcrossing.com.br/o-que-e-o-bookcrossing/downloads/). O libertador da obra afixa uma etiqueta na capa e outra na primeira página interna explicando o que aconteceu e o que pretende o projeto. Quem encontrá-lo saberá que o livro não foi "perdido", mas está livre para viajar de mão em mão pelo mundo, devidamente protegido pelo leitor.

Agora, a Comunidade Virtual quer conhecer esses “libertadores” e ouvir relatos da experiência. Se você tem planos de deixar um livro cadastrado no Bookcrossing em algum lugar com boas chances de ser resgatado por outro leitor, tente fotografar o local da ação e envie para nós, junto com um comentário sobre o livro escolhido, a razão da escolha e do local em que o deixou.

Nosso email é: escrevendocomunidade@cenpec.org.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

Participe! De 31 de janeiro até 14 de fevereiro estaremos publicando as experiências. Esperamos a sua contribuição. Acesse a página do movimento para saber mais e, caso ainda não tenha lido, veja a matéria sobre a libertação de livros que a equipe da Olimpíada realizou em São Paulo.

Publicado em: 31/01/2011

6 comentários:

  1. Muito interessante a ideia de soltar livros pelo mundo, isso talvez desperte a vontade das pessoas de ler, pois não precisarão ir a uma biblioteca, na rua já terão acesso a livros.

    ResponderExcluir
  2. Achei a iniciativa da professora de criar o blog muito legal pois ele nos icentiva a leitura e nos traz muitas postagens com assuntos que usamos em sala de aula. E além disso ele tem uma linguagem voltada para nós jovens!

    ResponderExcluir
  3. Soltar Livros pelo Mundo é uma boa forma de divulgar a cultura "leituresca" e as culturas em geral,por que uma das coisas que o Brasil mais precisa é de gente que lê.Percy

    ResponderExcluir
  4. SOLTAR LIVROS PELO MUNDO é uma forma de libertação dos livros,muuito legal.......

    ResponderExcluir
  5. esta ideia de libertar livros pelo mundo é muito interessante porque da acesso as pessoas que não tem como ler.
    Bruna Pilar e Bruna Medeiros 202

    ResponderExcluir
  6. Achei super interssante esse post pois eu acho que seria bem legal se aqui no Brasil fosse aderido essa campanha, imagina que louco um dia tu estar numa "praça" ou cruzando pela rua e encontrar um livro supostamente perdido e tu descobrir que é propositalmente e passar pra frente esta ideia, seria muuuuuuuuito interessante mesmo! Novos conhecimentos até para quem não tem possibilidades de comprar livros.
    Amállia Brandolff T: 203

    ResponderExcluir