Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



domingo, 6 de maio de 2012

Utilizando o microfone...




É raro conhecer alguém que goste de utilizar essa ferramenta. De modo geral a sensação de falar utilizando o microfone é de desconforto.

As pessoas afirmam que a voz sai distorcida, não gostam da própria expressão verbal, o microfone atrapalha, e vai por ai. Diversos são os diagnósticos contrários ao temido microfone.
Quando surge uma oportunidade para falar em público é um momento importante que deve ser aproveitado.

Não conhecendo o microfone temos medo dele, conhecendo-o vamos descobrir que na verdade ele é um forte aliado que otimiza nossos potenciais de comunicação.
(http://institutooratoriaemocional.blogspot.com/p/microfone-cobra-ou-espada.html)

Realizamos um trabalho com os alunos do ensino médio que foi um sucesso, conforme comentários postados em 2011. Comentários


Realizaremos novamente com as turmas de 2012.


Comente qual foi a sensação de apresentar o livro para os colegas e professora utilizando o microfone e como foi ouvi-los.

39 comentários:

  1. Achei muito legal,muito curioso,é bom saber falar em público o pessoal foi muito bem. Vergonha sempre tem de começo mas depois acaba se soltando igual como aconteceu com os colegas.Mas isso é muito bom. E os livros apresentados foram muito bons, foram bem explicados. É melhor apresentar em microfone que dá pra entender melhor,do que em escrita,assim resume um pouco mais. E até fica na memória depois que leu aquele livro.
    Gabrielli Oliveira- 202

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bom o trabalho no microfone, teve colegas que se sairão muito bem e souberam contar a história do começo ao fim, souberam relatar o livro muito bem e se sairão bem diante dos colegas.
    Outros colegas tiveram um poco de dificuldade mas com certeza foi bom para eles se desenrolarem diante de um público.
    Larissa Prates -202

    ResponderExcluir
  3. Achei o trabalho muito bom, pois ler é um habito legal, pois ajuda na aprendizagem.
    A apresentação no microfone gostei bastante, no início da vergonha mas depois é bem legal, os livros escolhidos pela turma eram muito interessantes.
    O trabalho foi muito bom!
    Tales Ataides- 202

    ResponderExcluir
  4. Realmente pra quem não tem costume de falar no microfone é uma tarefa difícil...

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha falado no microfone..achei que fosse mais difícil que pensava, porque nunca tive uma experiência de usar o microfone para apresentar trabalhos ou falar com as outras pessoas, pra mim foi um desafio porque só muito insegura,nervosa e tenho vergonha de falar sozinha na frente de todos..gostei de usar o microfone..e acho que nos próximos trabalhos vou apresentar melhor!

    Ledalisa/204

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha feito nenhum outro trabalho utilizando o microfone antes, foi um pouco difícil pra mim, acho que por ser o primeiro, foi uma boa experiencia.
    Larissa Bataglin turma: 204

    ResponderExcluir
  7. Caroline Auzani Turma: 204
    O trabalho no microfone foi muito interessante, porque testou o modo de falar em publico dos colegas, no inicio alguns se recusaram a falar, mas com a insistência da professora todos falaram muito bem.

    ResponderExcluir
  8. Nome : Pietra Nicola Turma: 204
    Foi uma experiencia boa , o microfone não é um bichoo de sete cabeças ! Adorei !

    ResponderExcluir
  9. Eu achei legal, fiquei com um pouco de vergonha, mas depois me toquei que aquelas eram pessoas que eu convivia todos os dias.
    A minha voz parecia estranha, mas até que gostei.
    E achei muito legal pois todos falaram sobre o seu livro de modos bem diferentes mesmo alguns lendo o mesmo livro.
    Vitória P. Hemann 203

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante esse trabalho feito com o microfone porque de uma certa forma já vai nos preparando para a faculdade, pois lá os trabalhos são apresentados utilizando o microfone.
    Franceli Karina Martins-202

    ResponderExcluir
  11. Achei muito divertido no início muitos estavam envergonhados mas depois de alguns se apresentarem ficou bem mais fácil, afinal isto vai nos ser muito útil futuramente.
    Luana Antunes - 202

    ResponderExcluir
  12. Modesta parte para mim era um bichinho de 7 cabeças, aonde surgiam perguntas; Vou errar? Será que falei algo errado? Mas na verdade adorei ultilizar o microfone, não é tudo que pensamos, é um modo mais prático de expressar a todos, sem gritos ou vários sinais do que se trata o assunto.
    Mônica Naressi 203

    ResponderExcluir
  13. Nunca gostei muito de falar no microfone mesmo, não por medo, porque nem tem motivos pra ter medo de um microfone ele não vai morder ninguém, na verdade eu acho que as pessoas teem vergonha de falar, até porque realmente a voz sai estranha, mas não tem mistério nenhum e nem é tão ruim assim como parece..

    ResponderExcluir
  14. Essa foi a segunda vez que falei no microfone, ainda não perdi minha vergonha.Não gosto de falar no microfone, mas isso vai ser bom pois vou superar minha vergonha pouco a pouco.
    Luciane Bertolazzi
    Turma:204

    ResponderExcluir
  15. Eu achei bem legal porque todos os colegas falaram sobre seu livro e colocaram cada um de seu modo.

    Kátia Santos 203

    ResponderExcluir
  16. Eu acho normal falar no microfone, por que sou acostumada a apresentar trabalhos, leituras, um monte de coisa, é bem melhor ouvir um colega falar no microfone, ou uma professora, por que a voz sai mais clara e bem mais alta, então é bem melhor.

    Alice Garcia - 203

    ResponderExcluir
  17. achei muito bom o trabalho da professora porque tem que trabalhar usando o microfone, tem alguns alunos que quando a professora fala em fazer algum trabalho no microfone não querem, eu falei no microfone quando eu tinha 4 anos e nunca mais usei e agora se eu tiver que usar acho que vou ficar muito nervosa!
    Manoely Fumaco -202

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto de ouvir os meus colegas falando no microfone, mas sou muito tímida e ão gosto muito de falar em público.
    Esto trabalhando para conseguir quebrara a minha timidez, acho muito bom esta liberdade de expressão que temos aqui, adoro escutar as histórias contadas por outras pessoas
    Veridiana Soares -202

    ResponderExcluir
  19. eu achei muito legal,eu tive um pouquinho de vergonha na hora mas depois passou,nunca gostei de microfone,pra mim foi uma experiencia,e foi muito bom também por que apesar de alguns livros serem iguais as ideias e opiniões eram diferentes
    Tamara Busnello 203

    ResponderExcluir
  20. Uma forma diferenciada de fazer trabalhos,assim aproveita e reforça a leitura e imaginação.Chama mais atenção aos alunos,mais interesse para não falar errado ou não fazer feio.
    E assim é aproveitado para nos preparar para alguma ocasião especial.Tipo eu usei o microfone no dia das mães que eu fiz uma homenagem para a mãe,e já falei em rádio também :D
    Uma forma muito bem aproveitada de reforçar a leitura e de dar aulas.Parabéns à professora :D

    Kamylle Carvalho / 201

    ResponderExcluir
  21. Nome:Ângela Nadine Corrêa Contessa Turma:203
    Eu gostei de ouvir meus colegas falando no microfone,de ouvir as histórias dos livros que lerão e adorei mais ainda porque teve colegas que lerão o mesmo livro mas tiveram opiniões diferentes eu nunca falei em microfone, e nem não gosto de falar em público fico nervosa, mas tomara que eu consiga me controlar quando for minha vez.

    ResponderExcluir
  22. Nome:Ângela Nadine Corrêa contessa Turma:203
    Eu gostei de ouvir meus colegas falando no microfone,e adorei mais ainda porque teve colegas que lerão o mesmo livro mas tiveram opiniões diferentes,eu nunca falei no microfone e nem gosto de falar em público fico nervosa me atrapalho com as palavras mas quando chegar minha vez tomara que eu consiga ficar calma e falar bem para não darem risadas.

    ResponderExcluir
  23. Pra mim foi meio difícil no começo porque é bem difícil falar em público ainda mais no microfone que a voz fica distorcida, mas gostei muito da experiência e no fim pude percebi que não é muito difícil , espero que se repita mais vezes.
    Marla Lima - 204

    ResponderExcluir
  24. Achei meio complicado no inicio pois essa técnica é nova, e não era acostumada a usar o microfone. O interessante disso é que os alunos vão perdendo a timidez e apresentando com mais clareza os seus resumos,espero que as aulas deem certo. Os alunos só tem a evoluir com essas novas aulas, eu gostei bastante apesar da timidez.
    Giulia Sampaio, 201.

    ResponderExcluir
  25. Gabrielli Olilveira- 202.12 de julho de 2012 às 05:54

    Novamente falando sobre o microfone,foi muito legal mesmo,me livrei ainda,mas na próxima eu vou. Mas pelo que vi meus colegas se passaram muito bem, até vi que tiveram um pouco de vergonha,mas depois passa. Mas os trabalhos foram muito bons mesmo, foram bem explicados bem definidos. Vale muito a pena, de todo esse friozinho na barriga. Até é bom para nós isso,pra perdemos a vergonha, sabermos falar em publico.

    ResponderExcluir
  26. Gabrielli Olilveira- 202.12 de julho de 2012 às 06:02

    eu gostei de falar no microfone, foi uma experiência diferente e a parte da gravação que a professora fez foi muto interessante.
    Larissa Prates- 202

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei muito das histórias contadas no microfone!
    Daiane da Silveira Baú 201 .

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei de ouvir os colegas contando as histórias dos livros e foi muito legal.
    Taís Baú Bernardi 201

    ResponderExcluir
  29. Gostei da leitura no microfone porque os alunos ficaram menos nervosos do que a primeira vez. Gostei do comentário do livro do Lucas: Meu vizinho é um psicopata.

    Pauline Pereira - 201

    ResponderExcluir
  30. Achei o trabalho muito bom, pois ler é um habito bom, pois ajuda na aprendizagem. Ler ensina muitas coisas, e ler no microfone é meio vergonhoso, mas é bom para deixar a vergonha de lado. Adorei fazer isso.
    Laurine Cavalli - 203

    ResponderExcluir
  31. Eu gostei de ouvir meus colegas falando no microfone,de ouvir as histórias dos livros que lerão, e saber o que cada um deles aprendeu quando leram seus livros.

    Darwin Pereira - 202

    ResponderExcluir
  32. Achei um trabalho muito interessante para se fazer em sala de aula ,gostei muito de ver meus colegas apresentando estou com muita vontade de apresentar.

    MAURICIO MASTELOTO...202

    ResponderExcluir
  33. Achei muito interessante essa ideia de falar no microfone porque aí a gente já vai perdendo a vergonha desde de cedo, no inicio o pessoal ficou um pouco com vergonha mas depois já foram perdendo aos poucos!
    Não passei por isso ainda mas parece não ser difícil, porque nossa turma tem um ato de cooperação com os colegas.

    KÁTIA GIANE - 202

    ResponderExcluir
  34. Foi bom ter falado no microfone foi uma experiência muito boa, foi bem interessante gostei muito. Débora-204

    ResponderExcluir
  35. Não é muito bom no começo mas por que a vergonha chega e você fica nervoso mas depois você acaba ate se soltando e gosta.
    Andreia -204

    ResponderExcluir
  36. Eu até gostei de falar no microfone, mas ainda não perdi minha vergonha, mas mesmo assim foi muito interessante pra mim!! pois isso ajuda muito no nosso futuro..
    Daniele Teixeira-204

    ResponderExcluir
  37. Ah..eu acho muito interessante esse trabalho dos alunos apresentarem seus trabalhos no microfone porque nos ajuda com o trauma do microfone, de alguns alunos, haha...(:
    dianyffer-204

    ResponderExcluir
  38. Foi uma grande experiência pra mim em falar no microfone foi tenso mas foi bom sim não me senti segura na hora, mas tentarei mais vezes.
    Ariana Rodriguês turma 204

    ResponderExcluir
  39. gostei do uso do microfone, não foi tão difícil, foi bom para se expressar melhor, para que todos demonstrem a experiência que tiveram com o livro lido.
    Espero ter mais oportunidades para usar o microfone, o seu uso é importante para perda da "vergonha" de falar em público.
    Alisson Salbego
    Turma: 205

    ResponderExcluir