Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



terça-feira, 13 de maio de 2014

O Uso do Microfone

É raro conhecer alguém que goste de utilizar essa ferramenta. De modo geral a sensação de falar utilizando o microfone é de desconforto.

As pessoas afirmam que a voz sai distorcida, não gostam da própria expressão verbal, o microfone atrapalha, e vai por ai. Diversos são os diagnósticos contrários ao temido microfone.
Quando surge uma oportunidade para falar em público é um momento importante que deve ser aproveitado.

Não conhecendo o microfone temos medo dele, conhecendo-o vamos descobrir que na verdade ele é um forte aliado que otimiza nossos potenciais de comunicação.
(http://institutooratoriaemocional.blogspot.com/p/microfone-cobra-ou-espada.html)

Realizamos um trabalho com os alunos do ensino médio que foi um sucesso, conforme comentários postados em 2011. 

A cada ano que realizamos esta atividade nos convencemos de como ela pode ajudas os alunos a quebrarem barreiras e superarem expectativas. Realizaremos novamente este trabalho com as turmas de 2012 e 2013.

Em 2014 comente qual foi a sensação de apresentar o livro para os colegas e professora utilizando o microfone e como foi ouvi-los.

15 comentários:

  1. Achei legal,porque me fez ter menos medo do microfone
    Verônica Cavalli

    ResponderExcluir
  2. Achei legal, é bom para perder o medo, mesmo não se sentindo bem na frente dos outros.
    Sthefani Corrêa 202

    ResponderExcluir
  3. Quando foi proposto o trabalho de ler um livro e depois apresentá-lo para os colegas eu fiz a escolha do livro O Capote, mas comecei a ler e não gostei então resolvi escolher outro, escolhi o livro Contos de Grimm, que tem como autor Jakob e Wilhelm Grimm, é um livro com muita ficção, animais encantados.
    Não foi um livro que eu gostasse de ler.
    A parte de apresentar no microfone sempre dá um receio, não por ser no microfone mas por estar lá na frente apresentando sobre um assunto para os colegas. Mas mesmo sendo uma coisa que não gostamos, se torna interessante esse método, pois assim com o tempo vamos perdendo a vergonha e o medo de falar em público.
    Thalia Roós 202

    ResponderExcluir
  4. Gostei da aula onde os alunos usaram o microfone para apresentar seus livros,se todos utilizasse ia adorar,pois ele é um forte aliado para nossos potenciais de comunicação.

    Shirley de Souza
    Turma:202

    ResponderExcluir
  5. Já tive outras experiências em diversas apresentações com o uso do microfone, mas nada parecido com a apresentação do livro. Cuidados para evitar as famosas gaguejadas ao decorrer da narração torna-se um desafio, e, principalmente, conseguir passar uma boa impressão do livro, citando seus pontos principais da forma mais resumida e simples possível, enfim, foi uma atividade diferente e muito interessante.

    ResponderExcluir
  6. a apresentação do livro no microfone foi bom eu nunca tinha falado no microfone e fiquei com um pouco de vergonha
    Erico medina

    ResponderExcluir
  7. achei muito interessante o trabalho com o microfone, por mais que eu já vivenciasse essa experiência. foi realmente muito produtivo, um pouco de nervosismo, mas nada de mais. espero que possamos continuar tendo esse tipo de trabalho e que possamos aprender coisas novas dessa forma.

    turma 201 Francine Cariolato

    ResponderExcluir
  8. Foi bem legal apesar de eu ficar nervoso e contar tudo embaralhado o livro. Gostei bastante.
    Saymon Capa 204

    ResponderExcluir
  9. No começo fiquei nervosa e envergonhada mas,depois a vergonha passou e o nervosismo também. Enfim apesar da vergonha gostei muito, pois temos que superar todos nossos medos e eu acabei superando um que é falar no microfone e não teria conseguido sem o apoio da Professora Denise!
    Nitieli busnello 204

    ResponderExcluir
  10. achei muito legal essa forma de trabalhar com nós alunos.
    cristiano izaguirre= turma 204

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante esse trabalho com os alunos, no meu ponto de vista, gostei de todos os que apresentaram o seu livro, todos foram bem empenhados, e não tiverem nenhum problema com o micro-fone. Também gostei muito de apresentar o livro que eu li, é uma boa experiência para a gente ser "intimo" do tal de micro-fone, a apresentar um bom trabalho. Enfim, todos foram ótimos, e gostaria que tivesse mais vezes.
    Nome: Lauren Muller Turma: 201

    ResponderExcluir
  12. na minha opinião os colegas que apresentaram os trabalhos,não tiveram nem um problema com o microfone,ninguem se intimido com o microfone e cada um conseguiu falar sobre o seu livro.
    nome: arilsom
    turma:201

    ResponderExcluir
  13. Para mim falar no microfone não foi tarefa muito difícil. pois outras vezes já tive oportunidade de usá-lo, mas sempre sinto um friozinho na barriga, mas, desta vez me senti bem a vontade pois sabia que estava entre amigos.

    Angélica Nunes 202

    ResponderExcluir
  14. O meu trabalho seria pra ser apresentado no microfone,mas não consegui vencer a timidez,apresentei o meu trabalho para os colegas e os professores porém sem o uso do microfone. Amanda Roos,202.

    ResponderExcluir
  15. Para mim foi mais uma esperiencia,que foi muinto boa ,acho que deu para os colegas escutarem bem alem de ser a minha primeira vez de apresentar no microfone, foi mais uma barrera quebrada.

    Nome: Arilsom
    Turma: 201

    ResponderExcluir