Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cuerdas


Clique aqui para ver o curta
Cuerdas (cordas em português) é um curta metragem de animação 3D. Ele ganhou o prêmio Goya 2014 de melhor curta metragem de animação espanhol. Na sinopse, Maria, uma menina muito feliz e dócil fica feliz ao conhecer um novo amigo de sala. Porém, ele tem paralisia cerebral e não pode se locomover. Mas, Maria faz de tudo para que ele possa fazer parte da turma.
Após assistir o curta Cuerdas, escreva suas considerações sobre o mesmo nos comentários.
Identifique-se (nome e turma).


32 comentários:

  1. Olá, Denise
    Tudo bem?
    Adorei a indicação, parece ser um filme bem legal mesmo, adorei saber mais sobre o curta. Vou vê-lo quando puder.
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  2. Foi um curta muito interessante,mas no final foi um pouco triste.
    Tudo começou quando chegou um aluno diferente na escola,ninguém queria ser amigo dele,a unica pessoa que procuro a amizade foi maria.
    No inicio o aluno sofreu por que ele sofria uma deficiência e também sofreu com a inclusão tinha dois colegas que não gostavam dele, isso mostra a realidade que é hoje em algumas escola.maria é uma menina muito legal todo dia achava uma brincadeira nova para brincar com o amigo novo.mas maria descobriu que tinha morrido seu amigo novo,mais tarde maria se formo e virou professora.
    Nome: Arilsom
    Turma:201

    ResponderExcluir
  3. O curta fala sobre amizade entre pessoas com diferenças físicas, e provando que amizade é sempre amizade independente das diferenças.

    Turma:201
    Aluno: Wallace M,

    ResponderExcluir
  4. Apesar de todas as dificuldades, ela encontrou uma maneira de serem felizes juntos, sem preconceito...e que amizade verdadeira é capaz de superar tudo!
    Nome: Eduardo Garcia Gindri
    Turma: 201
    Data: 10/9/2014

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito dessa curta, e principalmente da atitude de Maria, de querer incluir seu novo colega em todas as brincadeiras sem descriminá-lo.
    E precisamos de mais Marias para formarmos uma sociedade igualitária onde a inclusão prevaleça.

    Angélica Martins 202

    ResponderExcluir
  6. achei interessante, muito bom o curta
    Nome: Alewerson eduardo
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  7. Foi um curta muito legal e interessante, incentiva as crianças a também incluírem pessoas com deficiência no meio social.
    Nomes: Flávia e Thaline
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  8. Foi um curta muito legal, o fim foi um pouco triste, mas o enredo muito interessante pelo fato de Maria ter feito a inclusão do novo aluno com deficiência. Esse curta incentiva as crianças a inclusão.
    Aluno: Rafaela Bastos
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  9. Foi uma historia muito interessante,mas no final foi muito triste.
    Tudo começou quando chegou um aluno diferente na escola,ninguém queria ser amigo dele, a unica pessoa que procuro a amizade foi a menina Maria
    No inicio o aluno sofreu por que ele sofria uma deficiência e também sofreu com a inclusão tinha dois colegas que não gostavam dele, isso mostra a realidade que é hoje em algumas escola.maria é uma menina muito legal todo dia achava uma brincadeira nova para brincar com o amigo novo e nao dava bola pras outra pessoas .mas maria descobriu que tinha morrido seu amigo novo,mais tarde maria se formo e virou professora.
    Nome: Rafael
    Turma:201

    ResponderExcluir
  10. EU gostei muito dese curta , pois ele conta a historia de um menino com deficiência que foi para a escola pela primeira vez , e la ele encontrou uma menina que o ajudava e brincava com ele todos os dias, de todos os alunos da escola apenas ela se importava com ele, eu no meu caso não conseguiria fazer isso TODOS os dias por uma pessoa que eu não conheço, e hoje em dia as pessoas estão prestando mais atenção e tendo mais cuidados com os deficiente, mas acho que ninguém faria o que a menina fez ...

    Aluno: Bruce Friederich
    Turma:202

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha olhado,adorei,foi bem interessante. Um novo aluno chega na escola e ninguém da importância,mas maria vira uma grande amiga desse menino especial,mas no final acaba morrendo,mas o que ela levou foi uma experiencia de vida e um eterno carinho por esse menino especial. Maria se torna uma grande mulher e professora,isso serve para muitas pessoas que ainda não inclui pessoas com deficiência na sociedade e tem preconceito.
    Shirley de Souza Turma:202

    ResponderExcluir
  12. o curta foi muito interessante, uma historia de inclusão que traz uma mensagem emocionante.

    Willian Müller
    202

    ResponderExcluir
  13. O vídeo conta a história sobre a maria e o amigo dela que tem uma deficiência onde o menino não consegue mexer nada a menos os olhos e sorrir. Nessa história a maria torna seu melhor e unica amiga e mais tarde se apaixona pelo menino, maria é visto como estranha, esquisita, estranha e é excluída dos atividades dos alunos, mas a maria não se importa pelos outros e começa a passar mais e mais tempo com o menino brincando de bola, pipa, lendo histórias, jogando corda, dançando e claro tudo com uma corda que ela usa para atar nas mãos do menino para fazer os movimentos, ate que um dia o menino faleceu, a maria com muita tristeza nunca esquecera o menino então com a corda do menino atada na mão se tornou professora em uma escola especial.
    Nome: Keasha
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  14. A histôria que vem por trás desse pequeno curta é muito legal pois de toda a turma uma única criança incluiu o menino, enquanto as outras pensavam que está menina estava louca por estar tentando tornas seus dias mais felizes.
    Nome:Morgana
    Turma:202

    ResponderExcluir
  15. Foi um curta muito interessante, foi uma nova experiência vivida pelos alunos daquela escola. Esse curta mostra um pouco da realidade que é hoje, como é a inclusão vivida pelo aluno com deficiência. A única pessoa da turma que procurou a amizade com este aluno foi Maria uma menina dedicada com as pessoas.
    Nome: Arilsom
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  16. É uma produção super criativa que mostra através da simplicidade de uma amizade de infância que inclusão é, de fato, algo totalmente viável. Após assistir o vídeo, pude perceber o quanto o carinho e aceitação dos colegas são imprencídiveis para o desevolvimento de crianças com deficiência no meio escolar.

    ResponderExcluir
  17. Foi um ótimo curta, Conta uma grande história de inclusão. Acho que faria a mesma coisa pois gosto de ajudar as pessoas.

    Nome: João Victor
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  18. Na verdade é incrível, pois mesmo com sua pouca idade a menina Maria do curta metragem ''Cuerdas", já se mostra uma grande cidadã ao demonstrar que todos somos iguais, mesmo com toda exclusão dos colegas de sala, ela se demonstrou forte ao incluir o menino com deficiência. Michele viero 202

    ResponderExcluir
  19. Esse curta metragem fala sobre inclusão social, normalmente são os adolescentes que inclem os deficientes na minha realidade, Eu nunca tinha visto uma criança incluir outra com deficiência.
    A Maria foi a única que foi conversar com ele, fazer ele se divertir e o interessante é que a comunicação deles era apenas um sorriso .
    Se eu estivesse no lugar dela eu faria o mesmo, pois todos somos iguais .

    Vitória Bettim
    202

    ResponderExcluir
  20. É realmente uma história linda, pois nos ensina uma lição de vida. Acredito que o mundo precisa de mais pessoas como Maria agindo desta forma para de fato combater o preconceito. Alícia Della Pace 204

    ResponderExcluir
  21. A atitude de Maria foi muito boa incluindo o novo aluno com deficiência
    fazendo as atividades com ele e esse curta é um exemplo muito bom de inclusão.

    Gean Fabero
    204

    ResponderExcluir
  22. Esse curta é muito interessante, pois traz uma história muito próxima a realidade, precisamos de ações como essa.

    Saymon Capa
    204

    ResponderExcluir
  23. Eu achei o vídeo muito interessante porque é uma forma de mostrar as outras pessoas que todos podem participar com as outras.
    Josemar 204

    ResponderExcluir
  24. Eu achei uma história muito linda porque nos ensina a como as pessoas com deficiencia são importantes no meio de nós mesmo elas tendo diferenças elas nunca deixam de ser especiais. Cristiano Izaguirre 204

    ResponderExcluir
  25. Curta emocionante,grande atitude de maria pois ela não se importa com a diferença física dele e com isso nós tiramos uma lição de vida.

    Nome:Matheus Bianchini
    Truma:204

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito desse curta metragem,pois ele nos mostra que não podemos discriminar as pessoas por uma característica física.
    Que não importa a nossa idade, podemos fazer a diferença, sendo amiga e incentivando os outros a praticarem a inclusão também !
    No curta por exemplo, Maria foi a única pessoa que brincou com o menino e tentou de todas as maneiras faze-lo sorrir, e quando o menino morreu ela ficou muito triste, pois ele já tinha uma grande importância na vida dela !
    E Maria guardou consigo uma enorme lembrança do menino.

    ResponderExcluir
  27. Muito lindo o filme , verdadeiro, mas no mesmo tempo triste emocionante muito lindo!!

    ResponderExcluir
  28. muito bom esse filme adorei

    ResponderExcluir
  29. Muito lindo o filme emocionante , verdadeiro no mesmo tempo triste..
    gostei muito!!

    Luana Brum 203

    ResponderExcluir
  30. Achei muito emocionante, exemplo de amor e carinho ao próximo.

    Mateus- 203

    ResponderExcluir
  31. Eu achei este curta uma história muita boa emocionante que fala sobre a inclusão social de como a maria queria incluir o menino e as outras meninas pesavam que ela era louca, é uma historia muito linda.
    Vinícius-203

    ResponderExcluir
  32. O curta traz uma bela amostra de que a inclusão pode e deve começar na escola, pois é muito interessante trabalhar com alunos com deficiência e estabelecer uma convivência especial com eles, que é o caso de maria, a única que aceitou verdadeiramente o aluno.

    ResponderExcluir