Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Materiais recicláveis viram casa e até biblioteca

Catraca Livre - 07/11/2014




Com R$ 15 mil e apenas quatro sacos de cimento, um grupo de estudantes brasileiros desenvolveu uma casa ecológica de garrafas PET . A construção de 24m² tem até uma varanda e é 30% mais barata do que uma casa de alvenaria tradicional.

A invenção de uma equipe dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, ganhou o 5º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários 2013. As garrafas substituem os tijolos: foram usadas 4 mil garrafas preenchidas com areia lavada e solo cimento (uma mistura de terra com 10% de cimento).

Viva a embalagem

Na Letônia, estudantes e professores da Universidade Técnica de Riga (RTU) construíram uma biblioteca temporária usando madeira e caixas de leite. A invenção, batizada de Story Tower, fica em Cesis, cidade próxima da capital letã.

Foram necessários apenas três dias e meio para construir o local, que tem base de madeira e 2250 telhas feitas com caixinha de leite. Elas são resistentes a extremos climáticos e à ação das chuvas. A biblioteca funcionará como espaço para troca de livros e experiências entre a comunidade.



7 comentários:

  1. Achei muito interessante, pois é um método muito legal de reaproveitar aquilo que já foi usado. Patrícia Leiria, 202

    ResponderExcluir
  2. Muito inteligente, precisamos de mais ideias sustentáveis como essa.
    Saymon Capa 204

    ResponderExcluir
  3. Muito legal,ótima forma de reaproveitar! Amanda Roos,202.

    ResponderExcluir
  4. Os alunos que desenvolveram essas invenções de material ecológico estão de parabéns, pois poderá ajudar pessoas que necessitam de um lugar para algum fim e não despõem de muito dinheiro para fazer. Morgana lima 202

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante está matéria, pois vemos que tem muito o que fazer com os lixos reciclavéis, pois é só saber utilizá-lo, como nesse posti fizeram até um casa, ás pessoas estudando e pesquisando sobre o lixo e o que fazer com eles, vão saber que podemos sim reciclar, e sim vai ser muito ultil, tanto para nós. quanto para o meio ambiente que estaremos cuidando e preservando.
    Nome: Lauren Turma: 201

    ResponderExcluir
  6. Muito produtiva essa orientação, útil!
    Isadora R. 202

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante e útil essa matéria.
    Isadora R. 202

    ResponderExcluir