Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Depois do furor de início de ano, seus sonhos tomaram forma?

publicado em sociedade por Laura Maria
Logo nos primeiros suspiros de 2016, corremos a listar aquilo que desejamos para o ano que acaba de nascer. Mas, passados alguns dias, percebemos que não demos nem o primeiro passo no mais simples dos desejos. É hora, então, de sacudir a poeira acumulada do tapete chamado rotina


Início de ano. Novos planos. Listinha de desejos a serem realizados feita. Esperanças renovadas. É hora de botar em prática tudo aquilo que adiamos no ano passado e no antepenúltimo também. Todos os sonhos a postos, bora viver!

Mas eis que se passam pouco mais de vinte dias desde o primeiro nascer do sol do ano e, ao passar os olhos pela lista que fizemos na emoção dos primeiros minutos de 2016, talvez embriagados de espumante e de esperança, constatamos que não demos nenhum check na listagem.

Mas calma, aí, né?! O ano mal começou, não passou nem o carnaval ainda, e já tenho que começar a cumprir o que planejei? Tenho um ano ainda inteiro pela frente! E, com esse discurso, vamos arrastando mais 366 dias. Já que tudo pode ser adiado para depois da semana santa ou até mesmo para as férias de julho ou então até pra depois da semana da criança e... veja só! Já é Natal, o ano passou, e nem vi! Onde eu estava?

Aí que está! Onde você estava? Porque, por mais que pareça que passe com um piscar dos olhos, o ano continua sendo uma volta completa da Terra em torno do sol. O ponteiro do relógio ainda continua marcando as 24 horas do dia, e, o calendário da mesa do seu trabalho possui os 12 meses completos.



O que acontece é que vivemos os dias exatamente no tempo em que ele deve estar. Acordamos, fazemos nossas atividades e tornamos a dormir. Nesse ritmo, deixamos de perceber que "a rotina crescia como planta e engolia metade do caminho", como disse Renato Russo, na música "Perdidos no Espaço".

A rotina, em si, não tem juízo de valor. O que fazemos com ela é que tem. Ter um padrão diário é importante pra se organizar e manter a ordem. Mas deixar com que as atividades rotineiras sufoquem aquilo que mais gostamos de fazer não é nada saudável. Sensação ruim é ter que ficar esperando pela sexta-feira com sofreguidão e reclamar que o domingo já está acabando, sem que "você não tenha feito nada de tudo aquilo que queria".

Se os planos feitos são mirabolantes demais para serem cumpridos esta é a hora de ajustá-los. Nada de se sentir impotente por não poder realizar aquilo que desejou em um momento de pura emoção. Os sonhos são seus e podem ser modificá-los como bem entender.

Uma pergunta que ajuda sempre a pensar se estamos conduzindo nossa vida do jeito que realmente gostaríamos é: "Se fosse escrever a sua própria biografia, quais pontos da sua vida colocaria com orgulho?". Que tal, então, começar com uma boa dose de coragem?

Publicado aqui originalmente.

Crédito das fotos: Laura Maria
LAURA MARIA
Estudante de jornalismo que, contra tudo e todos, abandonou o curso de publicidade na hora certa para seguir o sonho de unir a paixão pelas palavras à paixão pelas pessoas. Do encontro, nasceu a vontade escrever. Seja amenidades ou questões filosóficas, quando o assunto é se expressar me recorro às palavras, aonde nelas me encontro por completo..
Saiba como escrever na obvious.

© obvious: http://obviousmag.org/cem_mais_palavras/2016/depois-do-furor-de-inicio-de-ano-
seus-sonhos-tomaram-forma.html#ixzz3z8Q1DNfx


Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário