23 de Janeiro de 2017
Aproximadamente 50% dos professores do ensino médio não têm formação na área em que lecionam
Um estudo realizado em 2015 e publicado este ano pelo Movimento Todos Pela Educação e pela Folha de São Paulo mostra que quase metade dos professores do ensino médio não possuem formação na área em que lecionam. Muitos são especializados em uma determinada disciplina, mas acabam dando aulas em matérias que nem sempre tem a ver com aquilo no qual são formados.
De acordo com a pesquisa, que envolve tanto escolas públicas quanto particulares, doas 494 mil educadores dessa etapa, 228 mil dão aulas em ao menos uma matéria na qual não têm formação. Esse número equivale a 46,3% dos professores.
O fato se torna mais preocupante quando se fala no número que professores que dão aulas apenas em matérias para as quais não são formados: 32,3%. As áreas que mais sofrem com o problema são sociologia, filosofia, artes, física e química. Em física, por exemplo, 29,8% de quem está dando aula é especializado em matemática, na verdade.
A questão pode estar vinculada a outro problema: um levantamento realizado pelo Inep mostra que ao menos 20% dos futuros professores brasileiros não atingem expectativas no ensino médio. Em ambos os casos, a falta de atratividade na carreira é apontada como uma das causas. Vale lembrar que professores ganham 39% a menos que outros profissionais com nível superior.
Aproximadamente 50% dos professores do ensino médio não têm formação na área em que lecionam
Um estudo realizado em 2015 e publicado este ano pelo Movimento Todos Pela Educação e pela Folha de São Paulo mostra que quase metade dos professores do ensino médio não possuem formação na área em que lecionam. Muitos são especializados em uma determinada disciplina, mas acabam dando aulas em matérias que nem sempre tem a ver com aquilo no qual são formados.
De acordo com a pesquisa, que envolve tanto escolas públicas quanto particulares, doas 494 mil educadores dessa etapa, 228 mil dão aulas em ao menos uma matéria na qual não têm formação. Esse número equivale a 46,3% dos professores.
O fato se torna mais preocupante quando se fala no número que professores que dão aulas apenas em matérias para as quais não são formados: 32,3%. As áreas que mais sofrem com o problema são sociologia, filosofia, artes, física e química. Em física, por exemplo, 29,8% de quem está dando aula é especializado em matemática, na verdade.
A questão pode estar vinculada a outro problema: um levantamento realizado pelo Inep mostra que ao menos 20% dos futuros professores brasileiros não atingem expectativas no ensino médio. Em ambos os casos, a falta de atratividade na carreira é apontada como uma das causas. Vale lembrar que professores ganham 39% a menos que outros profissionais com nível superior.
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