Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Programa Jornal da Classe

Jornal Manchete Escolar - Horizonte/CE
Um jornal para a sua turma!

Todo dia você trabalha conteúdos com os seus alunos. Muito desses conteúdos originam (ou
 poderiam originar) diversos tipos de produções, tais como textos, pesquisas na internet, mapas, desenhos, fotografias, gráficos, histórias em quadrinho etc.

No Jornal da Classe você pode reunir uma seleção dessas produções, para divulgar e valorizar o trabalho realizado. Ele circula na escola e na comunidade, através das famílias.

O Jornal da Classe pode também acolher produções espontâneas dos alunos, incentivados por você.

O jornal circula três vezes ao ano, em 150 exemplares. Você define as datas de publicação.

É impresso em papel jornal em folhas tamanho A3 (brochuras de quatro páginas A4).

Você envia jornal ao centro de impressão do programa por internet e recebe pelos Correios.

Para a diagramação do jornal, você pode contar com o apoio de um voluntário.

Vantagens

O impacto positivo do jornal escolar está bem documentado por pesquisas, avaliações e estudos, assim como inúmeros depoimentos de alunos e professores.

O jornal permite que os estudantes se expressem publicamente, fazendo uso social da escrita e dos conhecimentos. Os alunos-autores são reconhecidos e elogiados. Isso fortalece a autoestima e dá um novo valor aos conhecimentos.

Assim, a participação no jornal aciona espontaneamente mecanismos psicológicos favoráveis à aprendizagem e ao domínio de competências comunicativas.

Do ponto de vista coletivo, o fato de a turma estar engajada na produção de um jornal cria um clima diferenciada na sala de aula. Os estudantes se sentem sujeitos de um processo cooperativo de divulgação de conhecimentos.

São frequentes, ainda, os relatos de utilização do jornal como instrumento indutor de mudança de comportamento de alunos problemáticos, através da valorização de suas produções ou de suas habilidades, provocando mudanças simbólicas importantes.


Paradigma de simplicidade

Para a primeira edição do jornal são necessários cinco passos. Para as edições seguintes apenas as atividades três a seis.

1. Colocar a turma a par da sua intenção de publicar um jornal com as suas produções. (*) Nesse momento fazer uma dinâmica de leitura de um jornal que circule na cidade, para explorar as analogias.

2. (*) Escolha do nome do jornal pela turma. Tempestade de ideias seguida de votação.

3. (*) A cada atividade realizada na sala durante suas atividades selecionar junto com os alunos produções para o jornal. Guardar em uma pasta. É possível também estimular a produção livre dos estudantes.

4. Terminado o período de produção (fixado por você mesmo) fazer a seleção final do material.

5. Enviar o material para a gráfica, por internet.

· Digitar os textos (pode ser realizada pelos alunos)

· Escanear as ilustrações (as fotos são baixadas da câmera).

· (*) Diagramar. Pode ser feito pela gráfica ou na escola, pelo professor, alunos ou um colaborador.

6. (*) Organizar a distribuição quando o jornal chega da gráfica (150 exemplares) e a avaliação do trabalho realizado.

Formação e apoio
Para todos os itens marcados com um asterisco há guias práticos. Você tem também a acesso aos recursos disponibilizados no Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br), como Sequências Didáticas, Guias de Programação Visual, Modelos de Jornais etc.

Você poderá participar de webaulas e terá acompanhamento e aconselhamento permanente, por demanda, a distância.

Perguntas frequentes

Posso fazer mais de um jornal? Se você leciona em várias turmas pode fazer um jornal com cada uma delas.

Posso fazer um jornal com várias turmas? Sé você é professor de uma disciplina específica, pode fazer um jornal com as produções de seus alunos nas várias turmas que leciona.

Justificativa

O JORNAL DA CLASSE é uma estratégia simples para a melhoria da qualidade da educação. Propõe uma ação em três campos simultâneos:

1. O letramento e a prática da escrita, a articulação e o uso social dos conhecimentos trabalhados na escola;

2. A participação social dos alunos, refletindo sobre os problemas que vivem e propondo soluções para os mesmos;

3. A ampliação da influência dos professores criativos e motivados, para a mudança do clima organizacional das escolas.


Interessante esta iniciativa do Portal Jornal Escolar. Confira!

9 comentários:

  1. Muito interessante / Isadora Ribeiro 202

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da ideia de criar um jornal, onde os alunos possam divulgar seus trabalhos realizados, de uma forma diferente e criativa.

    Angélica Nunes
    turma: 202

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante e legal.
    Patrícia Leiria Cioqueta 202

    ResponderExcluir
  4. Achei muito boa essa idéia mesmo para os alunos inclusive!! Lenice Ramos.

    ResponderExcluir
  5. Achei uma idéia muito boa para todos principalmente para os alunos!! Lenice Ramos.

    ResponderExcluir
  6. Texto muito interessante, uma ideia bem legal para estimular a leitura e a criatividade dos alunos.
    Nome: Flávia
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  7. Gostei da ideia de ter um jornal!
    Espero que não fiquem só em planos!!
    Saymon Capa - 204

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia,acho que seria muito interessante!
    É sempre muito bom criar algo novo para incentivar os alunos.

    Nitieli Busnello 204

    ResponderExcluir
  9. Achei muito importante a existencia desse jornal, pois acima de tudo ajuda alunos com dificuldadede no relacionamento escolar a se relacionarem mais com a turma e professores. Alícia Della Pace. Turma 204.

    ResponderExcluir