Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Brunna, 8 anos e campeã nacional de leitura

G1 - 03/12/2014

Uma estudante de 8 anos, de São José dos Campos (SP), é uma das vencedoras de um campeonato de incentivo à leitura que reuniu 25 mil alunos, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, de todo o país. Para competir, segundo a mãe, ela leu 1.705 livros - cerca de 400 desde janeiro - e respondeu a questionários sobre as obras.

A menina Brunna Francielle Morais estuda na Escola Municipal Professora Sonia Maria Pereira da Silva, no Novo Horizonte e vai receber o prêmio nesta quinta-feira (4). A estudante competiu com crianças de 300 escolas do Brasil.

Sobre os questionários de leitura, ela explicou que teve que explicar detalhadamente o que havia lido. "No questionário, não pode chutar as respostas. Tem algumas perguntas de alguns livros que precisa responder detalhadamente, nome e fala da personagem. Isso você só consegue responder lendo", afirmou.

Ela foi vencedora na categoria 3º ano individual e a mãe Brunna, Jaqueline Silva, explicou que parte destes livros a criança tinha lido antes da competição. "A maioria desses livros ela já tinha lido antes da competição começar. Ela inclusive faz resumos deles", afirmou .

Ela contou que a menina começou a ler aos 4 anos de idade. “A professora identificou nela essa facilidade para leitura. Brunna saiu da pré-escola já alfabetizada e hoje lê para os colegas”, disse a dona de casa.

Segundo Jaqueline, a menina chega a ler cinco livros por dia. Além dos 15 minutos de leitura obrigatória em aula e a visita semanal à biblioteca, Bruna dispensa uma hora e meia de leitura em casa diariamente.

A participação na competição foi incentivada pela mãe que sugeriu a ideia para a direção da escola que fica no bairro Novo Horizonte e 151 alunos, do 2º ao 5º ano, participaram. “A leitura é essencial para os alunos. O estudante que lê mais sana dificuldade de ortografia, por exemplo. Já temos uma rotina de leitura e a competição incentivou os alunos ainda mais, o que se refletiu também na família”, destacou a diretora Maria Helena Davanzo.

A escola entregará certificados, medalhas e prêmios para todos os alunos que participaram do Campeonato Arkos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário