Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

As boas histórias do garçom e mochileiro em 52 países em livro

G1 - 27/01/2015


As histórias do mochileiro Mayke Moraes Pinto, que já visitou 52 países, vão virar um livro. O garçom, que vive em Dublin, na Irlanda e está de férias em Varginha (MG) até março, pretende contar todas as histórias que coleciona em suas mochiladas pelo mundo.

"O livro já começou a ser escrito, já estou com pouco mais de 80 páginas prontas e se tudo der certo, a gente tem a intenção de lançá-lo em setembro ou outubro deste ano. Vou relatar tudo o que aconteceu comigo nesses 52 países que visitei. As coisas que eu não conto na minha página na internet, eu vou estar relatando neste livro. Será um livro sem papas na língua", diz Mayke.

O G1 tem acompanhado as viagens do mochileiro, que tem o objetivo de conhecer 100 países antes de morrer. Com apenas uma mochila nas costas, uma máquina fotográfica e um computador pessoal, ele já cumpriu metade de seu objetivo. Mayke chegou a Varginha no início deste mês após ficar 12 meses na estrada e conhecer 19 novos países.

"É estranho (estar em Varginha). Porque nesses 7 anos que eu estou fora, esta é a segunda vez que eu estou vindo pra cá. É muito bom rever familiares e amigos. Mas ao mesmo tempo é estranho, porque eu me sinto como um turista na minha própria cidade e não a sensação de que estou voltando para a casa", conta o mochileiro.

Antes de voltar ao Brasil, Mayke passou por países como Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Turquia, Egito e Israel. Mayke, que gasta todo o dinheiro que ganha no emprego como garçon somente em viagens, diz querer provar para as pessoas que viajar pelo mundo não é tão caro.

"As pessoas têm a ideia errada de que você tem que ter dinheiro para viajar o mundo todo, e não é bem assim. Nesses quatro anos que eu estou na Irlanda, já trabalhei de camareira, lavador de pratos, entregador de jornal e meu último emprego foi de garçon. Tudo que eu ganho eu gasto em viagens. São escolhas. Enquanto outras pessoas compram eletrônicos, carros, casas, eu prefiro investir em viagens. Para mim, este é o melhor investimento", diz Mayke.

Perguntado se voltaria aos países que já visitou, Mayke diz que retornaria a todos, sem exceção. No entanto, tem um país que ele já adotou em seu coração e por ele nutre uma paixão em especial.

"A receptividade que eu tive em todos os países que eu visitei, é de lembrar e marejar os olhos, de dar dor no coração. A Tailândia foi o país que mais me chamou a atenção. Eu estive lá em 2012, passei três meses e foi surpreendente. Foi lindo de Norte a Sul. Mesmo tendo o problema da briga (ele levou um soco e teve o nariz quebrado na saída de uma boate), eu ainda amo aquele país. A cultura do povo tailandês é demais", disse o mochileiro.

Mayke ficará em Varginha até o dia 10 de março, quando então ele retornará para a Irlanda para retomar o trabalho de garçon e juntar dinheiro para viajar por destinos ainda desconhecidos. Seu próximo projeto será fazer uma mochilada por um período maior, de cerca de dois anos, por países da América Central e América do Sul.

Veja o vídeo sobre essa aventura no link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/01/livro-ira-reunir-historias-de-mochileiro-de-mg-que-quer-conhecer-100-paises.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário