Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O que você quer ser quando crescer?

publicado em recortes por Cláudia Alves

Já parou para pensar sobre suas respostas? Talvez nunca tenhamos crescido, por não termos nos tornado o que queríamos ser quando crescer. Ou, talvez, nunca soubemos responder a essa pergunta. 


 

Quando criança, ela adorava desenhar casas e substituía as brincadeiras de bonecas por um papel em branco, um lápis e uma borracha. E com sua imaginação, vivia dentro das casas que desenhava.

Quando a perguntavam o que queria ser quando crescer, ela não hesitava e logo respondia: Arquiteta! Seu olhar brilhava e um sorriso tímido se escondia entre as bochechas avermelhadas.

Outras profissões disputavam o seu desejo. Uma vez, respondeu que queria ser policial, com o argumento que arrancou sorrisos dos adultos presentes: "Preciso proteger meus pais dos ladrões".

Na adolescência, quando se aproximavam os vestibulares - aquilo que parece definir o destino de todas as nossas vidas para sempre e amém! -, a pergunta se intensificava e parecia persegui-la por onde andava. O seu maior desejo era não crescer, para não ter que a responder decisivamente.

E quando se tornou adulta, então, percebeu que a resposta sempre esteve com ela. Hoje, não arquiteta e muito menos policial, ela é o que qualquer pessoa deveria desejar ser quando crescer.

Um dos seus maiores desejos é de voltar no tempo à todas as vezes que a fizeram a pergunta "O que você quer ser quando crescer?". Sem hesitar, ela responderia: Eu.

Aprendeu que uma profissão não é o que define o que ela é e será.

E você, o que quer ser quando crescer?


Cláudia Alves
Amante de voos e sorrisos. Se há leveza, eu voo. Se a vida chama, eu vou. Afinal, voar é preciso. Faço de tudo uma poesia, sem perder a prosa. Com silêncio misterioso e olhar observador.
Saiba como escrever na obvious.

© obvious: http://obviousmag.org/voar_e_preciso/2015/o-que-voce-quer-ser-quando-crescer.html#ixzz3rtBS7pzB
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Um comentário:

  1. Um texto delicioso! Somos tudo numa pessoa só: bebê, criança, adolescente, adulto e vovô (por consideração ou de fato). A vida é uma longa curta caminhada (o tempo passa rápido quando não queremos e devagar por mais que apertemos o passo). Quando adulto, algumas vezes agimos como adolescente, não é? Quando criança, damos uma resposta madura o suficiente para nossos pais soltarem algo do tipo “nossa, é o nosso filho falando isso?”. Ou quando somos idosos, a teimosia parece aflorar mais que na adolescência. Isso acontece porque todas essas “pessoas” são um único centro, nós mesmos! E o que seremos quando crescermos? Podemos ser de tudo um pouco, pois nunca deixamos de crescer.

    Um texto simples, mas que faz o coração tilintar com tantas sensações que já vivemos!

    ResponderExcluir