Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Comece já: 4 passos importantes para ser uma pessoa mais prática

18 de Janeiro de 2018



Por Bruna Vieira - Depois dos Quinze
Pode entrar, praticidade! Se você é do time que super se enrola e sonha em ter a praticidade como melhor amiga, então acabou de cair no post certo. A gente sabe que a simplicidade é uma grande facilitadora de deveres. Afinal, “é só” nos concentrarmos naquilo que importa e agirmos de forma atenta e hábil. Mas como fazer isso? Aqui estão alguns passos que nós mesmas seguimos – e que certamente poderão te ajudar também! :)

1. Faça uma avaliação geral do que você tem



Uma pessoa prática vive o momento presente por inteiro. Ela não se apega às questões do passado e usa o melhor que pode do “agora” para construir um bom futuro. Por isso que o primeiro passo para fazer as coisas com mais destreza e ter melhores significados é ser consciente e ter em mente quem você é e o que tem hoje.

Por exemplo, se quer ser mais prática e minimalista com relação a seu estilo, vale olhar minuciosamente o seu armário e ver o que você realmente usa dali.

Se quer fazer suas tarefas da escola ou faculdade com agilidade, seja mais responsável com a sua lista de to do e procure enfrentá-la sem preguiça – compre a briga e seja dona da situação. Para tudo isso você terá que ser corajosa e responsável, já que não é sempre que os processos são simples e fáceis.

2. Busque os propósitos escondidos



Tudo que você faz ou planeja fazer traz consigo um motivo. Ou vários, é claro. Mas é quando detecta omotivo central, o mais importante de todos, que começa a ter material suficiente para se planejar e traçar o caminho em busca da concretização.

No caso de um problema que você precisa muito resolver: entenda a raiz dele e comece logo a fazer o que precisa ser feito, e do início. Se você quer ser prática em atividades simples, precisa ter foco. Quando você foca naquilo que importa e elimina do seu campo de visão as distrações que estão em volta, o resto se desenrola de um jeito mais fácil.

3. Use um planner


Se planejar é importante para não se perder por conta de detalhes. É por este motivo que um planner pode ser interessante, já que você lista tudo o que precisa fazer e depois vai riscando cada uma das tarefas concluídas (e que prazer isso dá!). Já fizemos por aqui um post sobre como fazer um bullet journal – que vai ajudar muito nessa missão – e também demos dicas de aplicativos que ajudam nisso. Vale testar as duas formas e ver qual funciona melhor para você! Aliás, este exercício de eliminar o que não rola também é mega importante nesta caminhada, viu?

4. Tire vantagem da técnica pomodoro



Tem uma tarefa pela frente? Respire fundo. Mantenha a calma e a serenidade e tenha consciência de que você dá conta – é exatamente isso que as pessoas práticas fazem. A gente sabe que temos que colocar o coração em tudo o que fizermos, mas, aqui, ele não pode ter o controle sozinho – deixe a praticidade falar mais alto, seja ágil e passe pelos processos sobre os quais você acabou de ler por aqui (procure a raiz do problema, coloque o foco nele e se planeje) e, finalmente, bote a mão na massa. Neste link, demos a dica de um aplicativo no estilo “pomodoro”, aquela técnica de gerenciamento de tempo com intervalos que garante aumentar a produtividade. Vale muito a pena baixar!

E aí, vamos ser pessoas mais práticas juntas? :) Se você tem alguma dica de praticidade para dar pra gente, deixe-a aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário