Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 25 de junho de 2018

Vídeo Mostra Tesouros da Biblioteca Nacional

O GLOBO, 18/06/2018

RIO - Depois de oito anos escondida por tapumes, a fachada da Biblioteca Nacional volta a embelezar o entorno da Cinelândia, no Rio, totalmente restaurada. A reforma, que custou R$ 10,7 milhões, não fechou a instituição, que só no ano passado recebeu quase cem mil visitantes. Mas o visual recuperado do prédio, inaugurado em 1910, acabou sendo o mote de um vídeo que proporciona um passeio virtual pela biblioteca bicentenária e mostra alguns de seus maiores tesouros. 




Responsável pelo patrimônio documental e bibliográfico do Brasil, a Biblioteca Nacional, a maior da América Latina e a mais antiga instituição cultural do país, é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) uma das principais bibliotecas do mundo. Estão lá coleções reconhecidas, também pela Unesco, como patrimônios culturais da humanidade. Uma delas é a Coleção do Imperador, doada por dom Pedro II, que reúne fotografias brasileiras e estrangeiras do século XIX. São mais de 21 mil imagens sobre a vida e o conhecimento humano da época.

Também fazem parte do acervo os manuscritos musicais de Ernesto Nazareth e de Carlos Gomes. De Gomes há, por exemplo, partituras de óperas como "O guarani". Já no arquivo de Lima Barreto estão manuscritos do escritor produzidos entre 1892 e 1922, incluindo uma crônica inédita e cartas trocadas com Olavo Bilac e Monteiro Lobato, entre outros nomes da literatura brasileira.

Outro destaque é um exemplar histórico da primeira edição de "Os lusíadas" (1572), de Luís de Camões. Todos estes documentos e imagens podem ser visualizados no vídeo, que tem quase oito minutos de histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário