Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



terça-feira, 11 de setembro de 2018

A Aula Final

Inspirada no livro A Lição Final de Randy Pausch que faz uma palestra de despedida, imaginei como poderia fazer a última aula. Desde que li esta obra pensava como seria. E assim com a ajuda dos alunos formatei minha última aula no IEESF com as turmas de segundos anos do ensino médio no dia 11 de setembro de 2018. Eles fizeram muitos questionamentos sobre as profissões que exerço, sobre a minha pessoa além da escola. Uma a uma foram respondidas, foi uma experiência magnífica. 

Muitas vezes me questionei se estava fazendo bem meu trabalho, acredito que como educadores não podemos nos acomodar e precisamos estar sempre em busca de algo mais, de fazer a diferença na vida daqueles que passam pela nossa sala de aula. 
















Eis alguns questionamentos:

A Melhor experiência que viveu dando aula

Transformar os alunos em leitores apaixonados é uma das melhores experiências. Desenvolver o “Programa de Leitura: Uma Paixão Chamada livros” e utilizar diversas mídias (como o microfone, o blog, o jornal) ficou na lembrança de inúmeros alunos e na minha ficará também.

Tenho certeza que a Literatura ajudou muito fazendo com que alunos descobrissem seus talentos e muitos acabaram escolhendo Letras, jornalismo, comunicação e hoje são pessoas que se destacam.

A surpresa que as turmas e colegas fizeram do dia 21 de agosto deste ano, um mês antes de encerrar minhas atividades, surpresa mesmo, acredito que isto marcará para sempre.

Momento importante é ter o reconhecimento por seus alunos e ex-alunos o que você passou em sala de aula, não falo aqui da disciplina, mas algo que fica da tua conduta ou daquilo que você sabe que fará a diferença na vida. Usei como bandeira a leitura e a escrita, enfatizei muito a leitura porque 
através dela encontrei muitas respostas para mim e a leitura me trouxe conhecimentos, consciência e muita responsabilidade por tudo aquilo que aprendi e que consegui passar para tantas pessoas, estudantes principalmente, adolescentes que me desafiaram ao longo destes anos todos. Muitos pais reclamam porque têm 1, 2 adolescentes em casa. Na escola temos muitos na mesma sala e isso é desafiador cada um com suas habilidades, características, problemas, desafios. Escolhi trabalhar com ensino médio em função de tudo isto, aprendi muito e me realizei como ser humano trabalhando com vocês. Fui muito feliz pelo trabalho que realizei. 

Em que momento você sentiu que tinha escolhido a profissão que você gosta?

No momento que você percebe que com seu trabalho você deixa marcas na vida dos alunos e faz com que eles percebam que podem também fazer sua parte neste mundo, serem pessoas do bem e contribuírem para um mundo melhor assim como eu.

O professor é aquele ser que por trás de uma disciplina faz com que outros ensinamentos sejam passados. O professor é alguém que está sempre sendo observado pelo grupo que está a sua frente. Seu comportamento, sua postura, ética, atitudes, ponderações tudo de alguma forma educa, ensina eis o grande mistério de ser professor.

Muitas atividades desenvolvidas na sala de aula fizeram com que vocês expressassem o mais íntimo de cada um, consegui assim trabalhar com vocês um pouco das terapias que conheci e trabalho no atendimento como terapeuta.

De onde veio a ideia de fazer aulas criativas e mais divertidas?

Eu acredito que a criatividade é o diferencial em qualquer profissão e sempre gostei de criar coisas novas como a literatura, as artes.

Desde o início da minha carreira proporcionei aulas diferentes e isso foi dando certo, tem aulas que a intuição veio na madrugada, fazia anotações, depois montava a aula, as formas de avaliação também e acredito que consegui encerrar esta etapa fazendo avaliações de formas diversificadas, embora neste ano não utilizei o blog e o programa de leitura como gostaria, mas fiz com que vocês escrevessem sobre diversas coisas.

Um dos meus sonhos é transformar o mundo num lugar cada vez melhor e isso só é possível através da mudança de cada um, ajudar as pessoas através de terapias e de palestras e escrever algo que possa ajudar as pessoas que leem .

A sensação que sinto após 35 anos é de missão cumprida, de ter feito a minha parte de ter ensinado e aprendido com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário