Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 25 de julho de 2016

10 dicas de leitura para as férias!

Por Vinicius Grossos

Aproveite o tempo livre e divirta-se com ótimas leituras!
Aqui é o Vinícius Grossos, como estão? Já estão de férias? Sim? Ainda não? Calmaaaaa… Que na matéria de hoje eu vou dar algumas dicas de leitura para você curtir muito essas férias e te provar que, às vezes, para viajar por aí, você só precisa de um bom livro! E para ajudar melhor ainda vocês, vou dividir os livros em categorias, beleza?

Para as leitoras e leitores que gostam de princesas, príncipes, vilões e muita confusão, tenho duas sugestões de lindos livros de contos:


1) O livro das Princesas


Imagine juntar em um único livro as divas nacionais Paula Pimenta (Fazendo meu filme), Patrícia Barboza (As mais), e as amadas autoras internacionais Meg Cabot (Diário de uma Princesa) e Lauren Kate (Fallen)? Pois é, só poderia resultar em um dos livros mais fofos e gostosos de se ler nas férias! Não perde tempo e vem logo mergulhar nesse universo dos contos de fadas! “Olá, amigos, fãs e companheiros admiradores de princesas (ou eu deveria dizer simpatizantes de princesas?)! Eu mal pude acreditar quando alguém do Brasil permitiu que EU desse uma olhadinha neste livro. Mas acho que faz sentido, já que, além de ser uma princesa, também tenho verdadeira paixão por histórias românticas! Acreditem no que eu digo, este livro tem essas duas coisas de sobra! Mas são releituras contemporâneas, com reviravoltas que farão você dizer owwwwnnnnnn… Uma Cinderela DJ? Rapunzel popstar? Bela é uma supermodelo? E unicórnios em A Bela Adormecida?! Sim, por favor! Mais, mais. POR FAVOR. Não se preocupem, tem mais. Muito mais. Eu amei, e vocês também vão!
Recadinho de: Princesa Mia Thermopolis”.


2) O livro dos Vilões
Se já não bastasse a reunião (super dignaaaa!!!) em prol das princesas, uma galera de peso se reúne para representar os vilões também. Aqui temos do lado brazuca: Carina Rissi (Perdida), Fábio Yabu (Princesa do mar), que se reuniram maleficamente com Cecily Von Ziegesar (Gossip Girl) e Diana Peterfreund (Sociedade Secreta). “Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem… Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã – muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência… vai entender! Então vamos parar de enrolação! Se estiverem na praia, peçam uma bebida bem geladinha e ajeitem seus óculos escuros, porque é impossível parar de ler as novas histórias desses vilões cheios de classe e… maldade! Xoxo, Blair Waldorf.”

Para as pessoas românticas, que curtem uma linda história de amor (ou as vezes, nem tanto), as dicas são:

3) Um amor, um café e Nova York – Augusto Alvarenga

Sabe aquele livro fofo e cativante, que fala de sonhos, medos, inseguranças e amor? Então, Um amor, Um café & Nova York é exatamente assim! Pega o seu passaporte e vem se apaixonar junto com a gente pela Camila! “Um Amor, Um Café & Nova York – Camila sempre teve um grande sonho: viver um grande amor, como um desses de cinema. Ela só não imaginava que teria isso e muito mais, logo que conheceu Guilherme. Na véspera do aniversário de 3 anos de namoro do casal, e do aniversário de 19 anos de Camila, Guilherme surge com uma surpresa que mudaria pra sempre o romance e a vida do casal: uma viagem de um mês para Nova York. O que ele não sabia é que esse era mais um dos grandes sonhos de Camila, que vai fazer de tudo para que essa seja a melhor viagem deles. Porém, Nova York possui brilhos demais. Poderia algum deles ofuscar o do casal?”

4) Precisava de você – Pedro Guerra

Todo mundo tem um ex por quem sentimos que não dissemos todas as coisas que deveriam ter sido ditas, não é? Agora imagine se você escrevesse um livro dizendo todas essas coisas? A ideia lhe parece interessante? Pois é… Foi exatamente o que a Lola fez. “Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.”

5) Escola de um destino – Sidney Santborg



Para quem curte uma história bem realista, a grande dica é este livro. Ele trata de temas sério como bullying, drogas e espinhas; assuntos cotidianos, que por muitas vezes se misturam na vida de um adolescente. “Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modificá-los? Será que as más influências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar… Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.”

Para quem quer livros interativos, diferentes dos que estamos acostumados, vem cá:

6) Minha vida dava um livro – Guilherme Cepeda e Larissa Azevedo


Para a galera que curte livros interativos e ama ler, que tal transformar sua vida em um livro? Legal, né? É exatamente isso o que o livro ‘Minha vida dava um livro’ propõe! Vamos conhecer? “Você que anda pela livraria e muitas vezes perde a noção do tempo. Você, que distraidamente passa os olhos por pilhas de livros e lombadas coloridas e sempre compra mais edições do que pode ler no espaço de uma vida. Este livro é para você. A vida muitas vezes é tão maluca que chegamos a nos questionar se o que vivemos é realidade ou ficção. Experimentamos momentos e construímos enredos com tanta frequência que não surpreende pensarmos que nossa vida dava um livro. E dava mesmo! Que tal, então, escrevê-lo?”
E agora para a galera que se amarra em muita aventura, as dicas finais são de livros de fantasia:

7) Lavínia e a Árvore dos Tempos – Lucinei Campos


Acho que, em algum momento das nossas vidas, todos nós já sofremos bullying ou alguma situação desagradável, né? A Lavínia também… E ao contrário do que devemos fazer, que é procurar ajuda, ela simplesmente se isola. Até, lógico, conhecer uma fada nada convencional… “Lavínia é uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das outras de sua idade. Sem amigos na escola, sem um contato maior com seus pais, leva uma vida muito solitária para alguém tão pequeno. Seu único amigo, Leo, é quem divide com ela os anseios e questionamentos de sua infância, suas arquitetadas fugas dos Valentões e Marrentinhas que a perseguem na escola. Tudo muda quando recebe de presente uma fada, chamado Lorivaldo e que odeia seres humanos. Juntos, vão descobrir a magia escondida no mundo e os segredos da Árvore dos Tempos.”

8) Graham – O continente Lemúria – A. Wood

Se você curte fantasia, se prepara para conhecer um livro totalmente fora dos padrões e que vai mudar seu jeito de pensar! Em um mundo novo, somos levados juntos com Peter Graham num mundo cheio de perigos e… Paixões!?!? ” Peter Graham é um caçador de vampiros, mas não foi sempre assim. Antes era um rapaz homossexual que enfrentava as dificuldades de uma sociedade dividida entre a aceitação, o respeito e a repugnância à sua condição. Tinha amigos, amores, preocupações e medos como qualquer jovem, mas tudo isso ficou no passado. O novo Peter é frio e destemido a conseguir seu objetivo: aniquilar o maior número de vampiros possível. No entanto, tudo sofre uma reviravolta quando se vê obrigado a realizar uma missão à Família de vampiros que procura há muito tempo: caçar e matar um lobisomem. O que Peter não esperava era se apaixonar por ele e acabar por descobrir um segredo muito antigo que pode ajudá-lo em sua busca…”

9) Enviada – Sérgio Pereira

Quem quer se aventurar num mundo de mistérios e segredos, e ter seu coração roubado por dois anjos (isso mesmo, dois!!!!), a melhor dica é o livro Enviada. “Angela Petre, uma doce garota de dezesseis anos marcada pela extrema preocupação de sua mãe em mantê-la sã e salva, sonha em encontrar seu par perfeito até conhecer Frederik, o primo de sua melhor amiga. Mas tudo leva a um rumo não imaginado por ela: Frederik é morto diante dos seus olhos em pleno Ano Novo. A tremenda mudança de rotina a leva a sair de Viena, na Áustria, para viver no Rio de Janeiro por ordem de uma misteriosa mulher, ou melhor, de um Arcanjo, que lhe conta toda a sua verdadeira origem e o porquê das suas mudanças repentinas de cidades e cidades. Na Cidade Maravilhosa, Angela conhece Dimitri Costa, seu mais novo amigo, que mais parece seu Anjo da Guarda e Gustav Reltih, um garoto misterioso que oculta em seus olhos negros um grande segredo que ela insiste em descobrir…”

10) O pingente de sangue – Leonardo Ottonelli


Para fechar as dicas de fantasia, temos mais essa história para as amantes de vampiros; um livro cheio de ação e aventura. “O Pingente de sangue conta a história de Bryan, um jovem artista residente no bairro do Soho em Londres. Bryan usa sua arte como um escapismo para fugir da monotonia do cotidiano. Através de suas pinturas em telas, ele retrata um pouco de sua personalidade e situações que acontecem ao seu redor. Até que esse artista vê sua vida mudando radicalmente após aceitar o convite para fazer parte de uma sociedade secreta. A Sociedade dos Guardiões Seculares, onde o amuleto símbolo dessa sociedade, o Pingente de Sangue, determina o rumo dos acontecimentos. A partir desse momento um mundo novo de possibilidades e situações o levam de encontro com a imortalidade. E questões cotidianas, tornam-se muito pequenas, diante de conflitos que culminam com uma profecia onde seres demoníacos podem colocar o futuro da humanidade em risco.”

Essas foram as minhas dicas! Quais desses você já leu? Quais vocês me sugerem? Já me seguiram nas minhas redes sociais? É só procurar por Vinícius Grossos; Vamos lá bater um papo!
Até a próxima!








Nenhum comentário:

Postar um comentário