Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Infográfico: Como funciona a Sala de Aula Invertida?


A Sala de Aula Invertida é um modelo de ensino em que os métodos tradicionais são invertidos, incluindo a tecnologia em atividades fora de sala de aula e trazendo, para dentro dela, o dever de casa. Dessa forma, o aluno assume uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, enquanto o professor se torna um facilitador, em vez de ser a fonte de todo o conhecimento.

Ao transformar o modelo tradicional, o método da Sala de Aula Invertida faz com que os alunos estudem em casa, em seu próprio ritmo, se comunicando com colegas e professores por meio de discussões online. Para complementar, engajamento e motivação são estimulados pelo professor em sala de aula.

Aqui você pode ler mais sobre a Sala de Aula Invertida da Kahn Academy, ONG educacional que disponibiliza vídeos-aula sobre diversas disciplinas gratuitamente.
Tecnologia e Sala de Aula Invertida

Tecnologia educacional e atividade de aprendizado são dois componentes chave para o modelo de Sala de Aula Invertida. Ambos influenciam a aprendizagem do aluno de formas fundamentais.

A sala de aula invertida usa tecnologia educacional para oportunizar a absorção do conteúdo por meio de atividades.

Leia mais:

>> 6 habilidades que os professores de hoje precisam ter

>> O celular pode ser o melhor aliado do professor no aprendizado
Como tudo começou?

Muitos fatores influenciaram a criação e adoção do modelo de sala de aula invertida. Entretanto, dois inovadores tiveram o papel principal. Em 2007, os professores Jonathan Bergman e Aaron Sams, na Woodland Park High School, no Colorado, descobriram um software que permitia gravar apresentações. Eles passaram, então, a utilizar o programa para postar online as aulas, permitindo que alunos que tinham faltado pudessem acessar o conteúdo.

Os dois começaram a ser chamados para palestras e sua metodologia se espalhou, fazendo com que professores de diversas partes usassem vídeos online e podcasts para ensinar o conteúdo fora da sala de aula. O tempo de classe passou a ser utilizado para trabalhos colaborativos e exercícios importantes sobre o tema estudado online.

Veja no infográfico alguns resultados importantes obtidos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário