Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



sexta-feira, 29 de maio de 2020

Adolescência

Com 10 anos estava morando em São Francisco de Assis onde estou até hoje. Foi aqui que vivi a segunda e a terceira fase que conto nestas pequenas histórias. Estas quatro histórias fazem parte da minha adolescência. Difícil é escolher entre elas, mas vamos lá.

A escola nos proporciona fazer novas amizades e assim construí meu novo círculo com hábitos e costumes diferentes do que eu trazia. Sempre aprendemos coisas novas quando acontecem mudanças. Sempre me interessei por coisas que envolvessem o criar e fiz curso de pintura em tecido e aprendi tricô com uma tia muito querida que está hoje com 99 anos. Aprendi muito no convívio com ela. era uma professora exigente e eu uma aluna dedicada que aprendeu a fazer pontos bem difíceis e trabalhosos de tricô. Isto permitiu eu confeccionar blusões para mim, para a família e ainda a ganhar um dinheirinho, alastrei as confecções para outras pessoas. Meu recorde foi fazer um blusão adulto em uma semana. Tudo isso era conciliado com a escola.

No turno oposto estava aprendendo ou fazendo algo diferente. Foi um tempo de muitos aprendizados, não só no aspecto de fazer algo, mas também no aspecto emocional.

Aprendíamos uns com os outros, observando, vivendo e lendo. Lembro de quanto os livros desde esta época me ajudaram. Encontrava muitas respostas para coisas não faladas e não explicadas pelos pais. Principalmente sobre o corpo, sexualidade que era um tabu, falar sobre isso nem pensar. O livro ia me instruindo, fazendo eu me conhecer melhor.

E assim a adolescência ia acontecendo!

De que histórias você lembra nesta fase?

Nenhum comentário:

Postar um comentário