Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



domingo, 31 de maio de 2020

A Escolha da Profissão











A escolha da profissão com 17 anos não foi nada fácil. Fiz meu primeiro vestibular para Engenharia Civil, influenciada pelo trabalho que desenvolvia no escritório de engenharia, às vezes pensava em Psicologia, mas na época só em Porto Alegre, fugia do Magistério, minha mãe era professora e eu achava que ela trabalhava demais. 

Alegrete foi a opção mais certeira podia estudar e continuar trabalhando para ajudar bancar meus estudos. Fiz vestibular para Administração, segunda opção Letras. Fiquei com a segunda opção e foi maravilhoso ter escolhido este curso. Ele me conduziu para o início da minha carreira como professora.

Com 18 anos estava na sala de aula. Na época voluntariei-me de outubro até o final do ano para um possível contrato no ano seguinte. Este saiu 10 dias depois. Trabalhar numa escola ajudou-me a exercitar o que aprendia na faculdade e com mais este salário pagava todas as minhas despesas faculdade, transporte, roupas. Continuava trabalhando no escritório pela manhã e na escola à tarde e faculdade à noite. Era intenso, mas quando jovens temos muito que aprender e muita energia também.

O Paulo também fazia faculdade, viajávamos juntos  80 km até a faculdade diariamente, uníamos o útil ao agradável e assim foi por quatro anos.

No ano que comecei a dar aulas minha mãe aposentou-se. Nesta época éramos três irmãos cursando faculdade. Meu irmão mais velho e minha irmã estavam em Santa Maria. Para meus pais era difícil e ao mesmo tempo gratificante.

Que história você escolheria para contar da sua adolescência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário